Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de setembro de 2019

A promessa que não se cumpriu

"A convite de um empresário, o Benfica viajou até à América do Norte, numa estadia que se tornou atribulada

O cinema e as séries transmitem-nos a imagem icónica do 'sonho americano', com o glamour e o luxo do outro lado do Atlântico. O Benfica, em Maio de 1992, atravessou o oceano e constatou o reverso da medalha...
Manuel Calhau, empresário português radicado em solo americano convidou novamente os 'encarnados' para uma digressão à América do Norte, tal como havia feito três anos antes. A comitiva benfiquista chegou ao Canadá no dia 21 de Maio, onde iria defrontar o Torneio Blizzard e o Inter de Milão. As duas partidas eram espaçadas por uma semana e nesse intervalo os 'encarnados' viajariam para os Estados Unidos para jogar contra os Blackhawks.
Tudo parecia correr como na ficção, até chegarem ao hotel. Dirigentes e jogadores tiveram de aguardar uma hora até os seus quartos ficarem disponíveis, devido a uma falha da organização. No dia seguinte, a situação não melhorou para a comitiva benfiquista. No regresso do almoço, foram novamente impedidos de entrar nos seus quartos, porque ainda não tinham sido entregues as garantias financeiras necessárias à sua permanência no hotel.
Os dirigentes do Clube tentaram contactar Manuel Calhau, mas em vão, o empresário tinha 'desaparecido' após o almoço. Por essa altura, os dirigentes benfiquistas perceberam também que não tinham sido entregues as garantias financeiras para a realização dos dois jogos agendados no Canadá. Faltavam dois dias para o primeiro encontro e os 'encarnados' não tinham nem quartos, nem campo onde treinar. O regresso antecipado a Lisboa assumia-se como a melhor opção.
Depois de várias horas de conversações no hall de entrada do hotel, o Toronto Blizzard predispôs-se a pagar os custos para a realização do jogo e Tiago Teixeira, um português de Vancouver, e o seu sócio ofereceram-se para pagar o alojamento da comitiva até ao dia do jogo com a equipa canadiana.
O Benfica venceu por 2-0, e três horas depois do encontro, viajava para os Estados Unidos para defrontar o Blackhawks, ainda sem saber se regressaria a Toronto para defrontar o Inter de Milão.
Manuel Calhau entrou em contacto com os dirigentes benfiquistas, que lhe exigiram garantias por escrito, para regressar ao Canadá e defrontar os italianos. O prazo para a entrega das garantias não foi cumprido, pelo que o Benfica regressou a Lisboa, com duas vitórias por 2-0, em solo americano. A mirabolante aventura americana, tal como nos filmes, classificou-se na categoria 'drama'.
Pode saber mais sobre as digressões do Benfica na área 26 - Benfica Universal do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!