Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Vermelhão: Três jogos, três vitórias...

AC Milan 0 - 1 Benfica


... e assim foi a participação do Benfica, na International Champions Cup, o torneio de Verão que junta as principais potencias futebolistas do planeta!!! Quem diria, olhando para as anteriores participações neste torneio, que o Benfica iria 'limpar' a concorrência!!! Sendo que ficamos à espera do Manchester United - AC Milan do próximo fim-de-semana, jogado em Cardiff, para saber se vamos levantar o 'caneco'!!!

Não fizemos um grande jogo, o Milan colocou-nos muitos problemas, mas soubemos aguentar o 0-0 nos momentos onde estivemos pior, e depois acabámos por marcar perto do fim - com alguma sorte, admito... -, mas estas também contam!!!

Entrámos muito bem, fizemos 15 minutos bons... mas depois perdemos o domínio territorial, 'perdemos' a posse de bola, e o Odysseas passou a ser o nosso MVP!!! O empate ao intervalo podia parecer injusto para os Italianos, mas a verdade é que com o Milan 'por cima', sempre que fomos à área do adversário, criamos muito perigo, com o Donnarumma também em 'grande'!!!
Voltámos a entrar muito bem no 2.º tempo... mas depois o jogo acabou por ficar dividido, com oportunidades para os dois lados!!! Até que marcámos...
Como é óbvio, os jogadores estavam conscientes do resultado, e da possibilidade de vencermos o torneio, portanto nos últimos minutos não foi um jogo típico de pré-época... mesmo com muitas alterações, a prioridade era mesmo defender a vantagem mínima!!!
E acabámos por conseguir o objectivo, mesmo com alguns sustos...

No final o Mister falou de uma situação que na pré-época é ligeiramente diferente: a análise ao adversário! Enquanto nos jogos oficiais, a análise ao adversário é exaustiva, na pré-temporada, isso não acontece... Existe uma maior preocupação nos nossos 'processos' do que travar o adversário... Hoje, ao intervalo, algumas alterações de posicionamento foram suficientes, para equilibramos a luta no meio-campo...
Voltámos a beneficiar da 'ajuda' dos ferros, mas mais uma vez a maioria das oportunidades do Milan foram em remates de longe... Aliás isso tem sido uma característica interessante: temos dado poucas oportunidades de 'área' aos nossos adversários... Não é fácil ganhar as 'costas' da nossa linha defensiva, 'preferimos' que os adversários rematem de longe, do que 'isolados'!!!
Isto é importante, porque um dos problemas da pressão alta do Benfica, é o espaço, entre o nosso meio-campo e a linha defensiva... muitas vezes parece que os Centrais deveriam jogar um pouco mais adiantados, mas se calhar o treinador, estrategicamente, prefere que assim seja...!!!

O R.d.T. foi poupado (não treinou nos últimos dias); e durante o jogo o Gabriel e o Grimaldo ainda 'assustaram'!!! Jogar com estas temperaturas tão altas, com o sol 'em cima', muita humidade, em sintéticos 'manhosos' é muito perigoso!!! É verdade que o cachet é bom, a visibilidade é global... mas, no próximo fim-de-semana temos o primeiro jogo oficial!!!

Ody MVP !!! Curioso que depois de tanta 'conversa' sobre guarda-redes, o Ody tenha feito uma pré-época perfeita!!! Em grande... Pessoalmente, também acho que o Benfica deveria tentar outro guarda-redes de alto gabarito... reconheço que o Ody tem limitações, mas compensa noutros aspectos, e tem o suficiente para ser guarda-redes titular do Benfica! Agora, como em todas as outras posições, a 'competitividade' interna é importante, tal como o Lage recordou... E é nesta perspectiva, que a chegada de outro 'goleiro' pode ser interessante...
O Taarabt marcou e continua com uma enorme vontade em mostrar serviço... hoje jogou mais adiantado, numa posição que em jogos mais 'difíceis' poderá fazer sentido, mas em condições normais, será usado como 8... E com o Gabriel a demonstrar pouca mobilidade, se calhar o Taarabt poderá ter mais oportunidades do que seria expectável... Sendo que na capacidade do passe vertical, no meio, o Taarabt é muitíssimo bom, melhor do que o Gabriel!!!
Os poucos minutos do Nuno Tavares na esquerda, foram os suficientes para perceber onde ele tem que jogar...
Curiosos os poucos minutos do Ebuehi, parece que está a ganhar ritmo...
Foi uma digressão digna do Benfica. Mesmo com as temperaturas elevadas e os sintéticos, valeu a pena. Pelo futebol, a equipa estar a ganhar as rotinas necessárias... mas também do ponto de vista social! Mesmo com muitos emigrantes, neste momento em Portugal de férias, o Benfica nas últimas semanas tornou-se no principal embaixador do país na América do Norte!!!

O onze da Supertaça é um 'mistério'!!! O Lage tinha avisado que hoje não iria utilizar o 11 para o Sporting, e assim foi... Aliás, posso apostar que o 11 do Algarve, não terá sido utilizado nestes últimos três jogos!!! Mas a equipa foi 'treinando', sector a sector as diferentes rotinas, e estou confiante...

Historicamente, o sucesso na pré-época, é completamente irrelevante! São inúmeros os exemplos de pré-temporadas 'desgraçadas' que acabaram em títulos de Campeão e o inverso também, mas sabe sempre bem começar a 'ganhar'!!!
Só quando o 'mercado' fechar é que podemos analisar o plantel, mas arrisco que estamos perante um dos plantéis com mais opções dos últimos anos! Com o regresso do Almeidinhos, com o Ebuehi a ganhar ritmo, creio que 'resolvemos' um problema... A notícia de hoje, sobre um jovem segundo avançado Alemão agrada-me, pois parece-me ser de facto, um aspecto que podemos melhorar, pois tanto o Jota como o Chiquinho, apesar de poderem jogar naquela posição, não têm as rotinas... E se sempre vier o tal guarda-redes para competir a sério com o Ody pelo lugar, teremos mesmo o melhor plantel das últimas épocas!!!
E como o treinador já provou ser competente, temos tudo para ter mais uma época repleta de sucessos!!!

2 comentários:

  1. Estive agora ver a classificação no site oficial da international champions cup e lá está o Benfica em 1º (vale o que vale dirão alguns/muitos,mas mais vale assim que ficar a ouvir tocar os "5"violinos)

    ResponderEliminar
  2. O que acha do uribe do América do México?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!