Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A definição de estar pronto

"A inspiração nem sempre está connosco e, nestas ocasiões, o teclado é o fiel companheiro que podemos usar para obtermos alguma de um fidelizado amigo, que é mais um doutor com resposta para tudo. Neste meu pedido de ajuda à enciclopédia mais porreira que há, dei com uma frase de Anthony Bourdain, falecido chef que existiu como um dos contadores de histórias mais naturais, carismáticos e gostáveis diante de uma câmara: "A preparação prévia previne o fraco desempenho". 
Escreveu Bourdain, um tipo que, sem esforço aparente, parecia sempre tirar das pessoas o que de melhor tinham para contar, que isso é um dos lemas do exército americano que dizia seguir à letra, mesmo que muitas vezes dissesse que o seu talento era, simplesmente, conversar e perguntar coisas. 
Não é preciso Dr. Google que nos diga que o maior sinónimo de preparação no futebol é treinar, treinar e treinar, mais ainda se for na pré-época, onde até os resultados dos jogos se vendem como irrelevantes porque, lá está, importa é preparar para quando a diferença entre ganhar ou perder já for muito relevante. Ao fim de seis jogos destes, o Sporting acumulou três derrotas, três empates e só não sofreu dois golos num jogo - portanto, nunca ganhou, não defendeu bem, não atacou melhor. Mas, chegados ao fim, ouvimos o sempre tranquilo Marcel Keizer dizer: "Estamos prontos para começar". 
Ser positivo é diferente de ser optimista e o treinador holandês andará algures na virtude do meio. O Sporting continua ultra dependente do que a bola passa a ser depois de passar por Bruno Fernandes, ainda joga com repelões e sem constância na intensidade e não lida nada bem com transições defensivas. Melhorou de jogo para jogo, mas o melhorar torna-se relativo quando não se ganha, relativizando-se mais quando o primeiro encontro a sério é já no domingo (a Supertaça Cândido de Oliveira) contra um adversário que parece ter-se aprontado melhor.
Se o estar pronto é estar bem preparado, o Benfica das sete vitórias e uma derrota na pré-época e dos apenas quatro golos sofridos terá feito um bom caminho, mesmo que os resultados não importem assim tanto. Isso nunca deixou de ser verdade. Ganhando, porém, os jogadores e a equipa tendem a ficar com confiança, coisa mental que muito importa durante um jogo para fazer a mais básica das coisas sem pensar nela, ou para continuar sem pensar quando algo adverso (um golo sofrido, um mau passe, uma recepção falhada, etc.) acontece.
Sinal disso também é tentar coisas novas e não apenas tentar melhorar o que já não devia dar tantos problemas, mesmo durante a pré-temporada.
Bruno Lage não falou se o Benfica está, ou não, pronto para o que aí vem. "Saímos daqui com menos dúvidas". Se estar pronto é aparentar estar mais e melhor preparado do que o primeiro adversário que se terá em jogos a valer, então um treinador talvez tenha dito a frase que deveria ter vindo do outro.
(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!