Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Solidariedade com Moçambique

"É com enorme satisfação, orgulho e profunda gratidão que hoje dedicamos a News Benfica à concretização do “Alimentos por Moçambique”, um projecto de solidariedade exemplar. A força social e a capacidade mobilizadora do nosso Clube ficam bem patentes, também, nas iniciativas da Fundação Benfica. E, nestes casos, tendo por fim o auxílio aos mais necessitados, estas características tornam-se ainda mais relevantes.
Em Março passado, a acção devastadora do ciclone Idai, em Moçambique, provocou centenas de mortes e afectou, em diferentes medidas, centenas de milhares de pessoas, além das avultadas perdas materiais. O Sport Lisboa e Benfica foi lesto a emitir uma nota de pesar e a manifestar solidariedade e disponibilidade para apoiar as vítimas da catástrofe: “Estamos com o Povo Moçambicano nesta hora difícil e manifestamos a solidariedade dos Benfiquistas, simpatizantes e dos portugueses com esta verdadeira mobilização nacional.”
Não se ficando pelas palavras, o Sport Lisboa e Benfica, através da sua Fundação, criou uma campanha, a nível nacional, com vários pontos de recolha de alimentos, bem como promoveu várias iniciativas para impulsionar o sucesso da campanha, como, por exemplo, a angariação no Estádio em dias de jogos do Futebol e das Modalidades. Envolvendo Casas do Benfica, Escolas de Futebol do Clube, empresários, estabelecimentos de Ensino, outras organizações e clubes desportivos foi possível reunir 138 toneladas de alimentos, valor que superou largamente o objectivo inicial de 100 toneladas.
Em articulação com o World Food Programme das Nações Unidas, a Associação ESMABAMA foi uma das entidades referenciadas, tendo sido escolhida pela Fundação Benfica em função do seu meritório trabalho em contextos rurais mais distantes e desfavorecidos.
Através desta associação, os bens alimentares angariados foram distribuídos nas comunidades afectadas pelo ciclone Idai, em particular nos distritos de Búzi, Chibabava e Machanga. Estima-se que cerca de 25 000 pessoas possam beneficiar da doação da Fundação Benfica, entre as quais 10 000 crianças em idade escolar. Conforme prometido no decurso da campanha, a Fundação Benfica realizou o acompanhamento integral de todo o processo, culminando com a sua presença no terreno no momento da distribuição dos bens alimentares às comunidades locais. Esta iniciativa, como outras realizadas no passado no âmbito da assistência humanitária (são exemplos o Jogo Contra a Pobreza; o Jogo Gesto Contra a Fome; a doação de apartamentos a famílias e indivíduos desalojados na Madeira na sequência da catástrofe natural de 2010; a colaboração na campanha “Juntos Contra a Fome” da CPLP; a colaboração com a Missão Obrigado Portugal que prontamente colaborou no Nepal em função do terramoto de Abril de 2015; a atribuição, em 2018, de casa em Vila Facaia a família em situação de fragilidade social; ou a atribuição, em 2018, de casa aos jovens órfãos Pedro e Gino Oliveira), fazem parte de uma intervenção mais ampla e contínua.
A Fundação Benfica tem sido, desde que foi criada em 2009, um interveniente capaz nas áreas social, educacional, ambiental e da saúde, cumprindo o desígnio lançado publicamente por Luís Filipe Vieira aquando da constituição da Fundação: “Não podemos desistir da construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais generosa!” Obrigado Fundação Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!