Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Andebol 19/20

"O Andebol voltou aos trabalhos. O plantel teve várias saídas e várias entradas. Está na altura de fazer uma avaliação do que aconteceu neste verão.
Guarda-redes
Atletas: Borko Ristovski, Miguel Espinha e Gustavo Capdeville (emp. Madeira SAD)
Saídas: Hugo Figueira (HB Esch)
- Borko Ristovski vai continuar a ser o dono da nossa baliza e muito provavelmente melhor guarda-redes da Liga. Agora, atrás de si não vai estar Hugo Figueira, que defendeu as nossas cores durante seis anos, mas sim o jovem que tem sido chamado à selecção nacional, Gustavo Capdeville. Capdeville vem de duas épocas emprestado ao Madeira SAD e aos 21 anos já é presença regular na selecção. Tem tudo para ser um guarda-redes de topo a nível Europeu e agora tem a oportunidade de trabalhar com um dos melhores. Miguel Espinha evoluiu bastante o ano passado e continua a ser uma alternativa interessante. O Benfica tem também Diogo Valério, que esteve em evidência no Mundial S21, emprestado ao Belenenses que no médio prazo pode ser mais uma alternativa interessante.
Ponta Direito
Atletas: Carlos Martins e Davide Carvalho
Saídas: -
- Nada mudou aqui. Davide Carvalho melhorou bastante com Carlos Resende. Carlos Martins é regularmente chamado à selecção nacional. Só não marcam mais golos porque não jogamos tanto para as pontas. Não acho que seja pelas pontas que estamos atrás dos nossos rivais.
Lateral Direito
Atletas: Belone Moreira, Kévynn Nyokas e Guilherme Tavares (ex-equipa B)
Saídas: Gonçalo Nogueira (emp. Belenenses) e Stefan Terzic (Potaissa Turda)
- Stefan Terzic foi uma aposta que fez sentido. No auge, foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica em Andebol. O problema é que o auge foram pouco mais de cinco jogos. As lesões constantes limitaram uma carreira que tinha tudo para ser brilhante. Gonçalo Nogueira é um dos vários jovens que vamos emprestar ao Belenenses. Belone e Nyokas vão continuar ser os nossos laterais com mais minutos. Belone tem tido boas épocas e é já um atleta que sabemos o que contar. Quanto a Nyokas é uma das questões que podem fazer desta equipa uma candidata ao título ou não. Nyokas já foi titular numa selecção Campeã do Mundo. O ano passado entrou com a época a meio. Este ano a preparação já vai ser diferente e o rendimento pode ser outro. Guilherme Tavares é um jovem de 17 anos que começou a jogar Andebol há pouco tempo mas que o físico torna-o um jogador com um bom potencial. Vai trabalhar com a equipa principal.
Central
Atletas: Pedro Seabra, Romé Hebo (ex-1º Agosto) e Francisco Pereira (emp. Madeira SAD)
Saídas: João da Silva
- Pedro Seabra continua a ser, para mim, um dos melhores jogadores nacionais. A lesão do ano passado comprometeu um pouco da época. Mas sem lesões, é um jogador que faz muita diferença. João da Silva mostrou que era um jogador bem acima da média, mas as constantes lesões limitaram sempre muito o que poderia dar à equipa. Desta forma, dificilmente Romé Hebo não será um upgrade ao brasileiro, simplesmente pelo facto que poderá jogar com maior regularidade. Tem um bom remate, fez um grande Mundial, mas é a primeira experiência europeia. Pode dar muito certo ou muito errado. Francisco Pereira volta do empréstimo ao Madeira SAD. É um jovem com um tremendo potencial. Precisa de evoluir e pode fazê-lo neste ano.
Lateral Esquerdo
Atletas: Petar Djordjic (ex-Brest), Nuno Grilo e Carlos Molina (ex-Magdeburg)
Saídas: Alexandre Cavalcanti (Nantes) e Arthur Patrianova (Valladolid)
- Alexandre Cavalcanti é a grande perda desta equipa. Para mim, é já o melhor jogador nacional a par com o Gilberto Duarte. Aos 22 anos chega a uma das melhores equipas do mundo, só podemos ficar felizes por ele. Para tapar o seu lugar fomos buscar o sérvio Petar Djordjic que estava no Brest há 3 anos, equipa que está constantemente na Liga dos Campeões. Tendo em conta que o Alexandre Cavalcanti ainda é jovem e ainda está a evoluir para o grande jogador que vai ser - um dos melhores laterais esquerdos do mundo -, Petar acaba por ter um pouco mais de experiência. Por isso, no curto prazo talvez até possamos sair beneficiados com esta troca. Só o tempo o dirá. Nuno Grilo continua e é uma segunda linha que dá várias garantias. Acho sempre que é um pouco inconstante. Ora faz grandes jogos, ora está um pouco mais apagado. Se tiver uma boa época, temos boas probabilidades de estar no título. Carlos Molina é uma contratação diferente. Molina é um especialista defensivo. Ou seja, só deve entrar para defender na maior parte dos casos. Nesse aspecto, acho que vamos melhorar bastante. O nosso muro defensivo vai desde logo ganhar bons centímetros e terá outra qualidade. Arthur Patrianova era outro cliente habitual do posto médico. Bom jogador, mas as lesões são muito complicadas.
Ponta Esquerdo
Atletas: João Pais e Fábio Vidrago
Saídas: -
- Aqui nada mudou. A história não é muito diferente comparada com os pontas direito. Temos um jogador da casa, João Pais, e um jogador que regularmente vai à selecção, Fábio Vidrago. Nenhum teve grandes números no ano passado, porque também não jogamos muito para eles. Acho que tanto o Fábio Vidrago, como o Carlos Martins podem ser os melhores jogadores da posição no Campeonato. Já o foram no passado.
Pivot
Atletas: René Toft Hansen (ex-Veszprem), Paulo Moreno e Ricardo Pesqueira
Saídas: Ales Silva (Nancy) e Pedro Loureiro (emp. Belenenses)
- Aqui é onde houve o maior salto qualitativo. René Toft Hansen já foi considerado o melhor pivot do mundo, é actualmente Campeão Mundial, foi capitão do Kiel. É uma carreira tão recheada de grandes momentos que ainda é difícil acreditar que assinou pelo Benfica. Com 34 anos ainda vem a tempo de fazer várias boas épocas no Benfica. Paulo Moreno e Ricardo Pesqueira continuam. Pesqueira é um jogador que acrescenta bastante no aspecto defensivo do jogo. Paulo Moreno tem andado a evoluir e pode ganhar muito com Toft Hansen. Ales Silva saiu. Não era mau, mas também não era um jogador que desequilibrasse jogos. Pedro Loureiro foi emprestado ao Belenenses para ganhar minutos. 
Universal
Atletas: Daniel Neves
Saídas: -
- Daniel Neves é a próxima grande promessa do Benfica. Fomos buscá-lo ao Sporting no ano passado. Este ano vai continuar a trabalhar na equipa principal. É um jogador que faz várias posições, todas com grande qualidade.

A equipa do FC Porto aparentemente não vai mexer. Vai manter aquele muro defensivo muito complicado. A equipa do Sporting não sei se já está fechada, mas para já parece-me pior. Nós vamos melhorar. Não vamos melhorar muito. Mas vamos melhorar. Principalmente na defesa. Defender com Molina, Toft Hansen, Djordjic e Seabra é completamente diferente do que fazíamos o ano passado. O título depende sempre de três-quatro jogos e esses três-quatro jogos dependem sempre das lesões. Se dois ou três jogadores se lesionarem ao mesmo tempo, como aconteceu o ano passado, será difícil. Se não houver lesões, o Nyokas e os reforços corresponderem às suas credenciais, Seabra, Carlos Martins, Vidrago e Grilo fizerem uma boa época, é possível."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!