Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de julho de 2019

'No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho'

"No magusto 'encarnado' de 1980 houve 'pão, castanhas e vinho', mas o rei foi o porco

No dia 15 de Novembro de 1980, teve lugar no restaurante do Estádio da Luz o Magusto-80. Tradição da quadra de São Martinho, o magusto é uma festa que reúne amigos e familiares em torno de uma fogueira, onde se  assam castanhas para comer e se bebe água-pé, jeropiga e vinho novo. No magusto 'encarnado', não houve fogueira, mas não faltaram as comidas e as bebidas tradicionais e ainda houve pouco - «que fez 'as delícias dos comensais' - e uma 'rapsódia' de fado».
Organizado pela Comissão Central do Sport Lisboa e Benfica, o Magusto-80 contou com a colaboração de sócios, dirigentes e simpatizantes do Clube, que não só estiveram presentes em largo número como ofertaram comes e bebes para a festa. Houve mesmo quem oferecesse dois porcos! 'A ideia é poupar à Comissão Central os gastos inerentes, de modo que haja um número mínimo de despesa e um máximo de receita'. Até os 'cortadores dos »bichos»', numa 'atitude muito simpática', recusaram a gratificação que lhes era devida e pediram para ser pagos com emblemas do Benfica.
Com início às 17 horas, 'aí pelas 20 horas estava a festa no auge'. O repasto decorreu em 'ambiente familiar', repleto de 'demonstrações de dedicação benfiquista'. Comeu-se, bebeu-se - 'as febras estavam deliciosas', mas 'também o arroz, tanto que o «chef Dias» veio lá da cozinha para corresponder a uma chamada ao palco' - e, 'com o maior agrado e quentes aplausos', ouviu-se o fado pelas vozes do 'conjunto privativo (...) da Parreirinha de Alfama'.
Com os convivas bem animados e alimentados, veio a surpresa da noite: um 'leitão de «chispes»'! E o porco não comido 'rendeu nada menos do que 16 contos!'.
'E foi assim, neste ambiente descontraído e ameno, que a festa foi decorrendo. E as castanhas e a água-pé desaparecendo'. Só não se prolongou noite dentro 'porque o «bichinho» do desporto começou a atrair gente para o basquetebol que se disputava no pavilhão ao lado'.
Através da sua lente, Roland Oliveira registou a mesa onde jantaram os fadistas que abrilhantaram o magusto 'encarnado'. A fotografia, publicada no jornal O Benfica de 19 de Novembro de 1980, pertence ao arquivo do Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!