Últimas indefectivações

domingo, 21 de julho de 2019

Carlos Vinícius

"O Benfica apresentou o seu quarto reforço para o plantel. Trata-se de Carlos Vinícius que em dois anos passa do último classificado da Ledman LigaPro para o primeiro classificado da Liga NOS. Esta contratação tem vários pontos que merecem ser tocados.
1. O Passado. Carlos Vinícius tem um passado pouco conhecido no futebol. Apenas despertou atenções depois da grande época que fez no Real SC (conhecido popularmente como Real de Massamá). Nessa época jogou contra alguns dos seus novos colegas, como Ferro, Florentino e Gedson e num dos jogos contra a equipa B até marcou dois golos. Ao todo fez 20 golos em 39 jogos. Foi responsável por mais de 40% dos golos que o Real marcou nessa temporada (48). A sua bela temporada chamou a atenção a vários clubes. A Nápoles acabou por ficar com ele a troco de 4M. Nunca chegou a jogar pela Nápoles. Foi emprestado ao Rio Ave onde manteve a veia goleadora (20j e 14g) e em Janeiro foi tentar salvar o Mónaco da descida, mas acabou por não ter muito tempo de jogo. Fez 16 jogos, apenas 3 como titular e grande parte das vezes a entrar já nos 80s. No seu lugar jogava sobretudo Radamel Falcão.
2. O Preço. Há uma semana estava a caminho do Wolverhampton a troco de 18M, mas não lhe foi aprovado o visto e a transferência foi cancelada. Chega agora ao Benfica a troco de 17M. Tem 24 anos, 1.90m e nas últimas duas épocas fez 36 golos em 75 jogos. O preço não é baixo, até é relativamente caro. Por 10-12M já seria justo para ambas as partes. Mas também não é nada de outro mundo. Já houve jogadores muito melhores a serem contratados neste verão por pouco mais (Julian Brandt e Thorgan Hazard custaram 25M ao Dortmund cada por exemplo), mas na maioria desses casos havia um contexto. Os jogadores estavam a entrar no último ano de contrato. E também já houve jogadores piores a serem contratados por valores mais altos. Se o Carlos Vinícius tiver uma época em linha com o que fez no Rio Ave, ninguém se vai lembrar do preço daqui a uns meses.
3. O Espaço. Mais do que o preço, o que me faz coçar a cabeça é o espaço na equipa. Ontem ficou um pouco claro que a ideia de Jota e RDT ou Seferovic na frente parece render mais do que a ideia RDT e Seferovic na frente. Nesse sentido, vai haver uma vaga apenas para um ponta de lança. Tendo três jogadores os minutos que Carlos Vinícius terá não serão muito diferentes dos que teve no Monaco, onde não correu bem. É um jogador que marca quase a totalidade dos seus golos em jogos que faz como titular e não a sair do banco. Para mim faria mais sentido ter ido buscar um avançado mais jovem, sem tanta qualidade no imediato, mas com um grande potencial, que fosse trabalhando entre a equipa B e a equipa principal. Um Sekou Koita, um Adolfo Gaich ou um Sebastian Soto. Eventualmente um Andrea Pinamonti se ele estivesse nessa onda (que eu acho que não esteve) ou um Kang-in Lee. Por outro lado, também percebo que a época seja longa e nesse sentido convém ter mais do que duas opções no plantel. A verdade é que não foram poucas as vezes que o ano passado tivemos apenas Seferovic disponível para esta posição devido à lesão de Jonas. Nesse sentido, o Carlos Vinícius é jovem, tem potencial e rende mais do que qualquer um desses jovens jogadores poderia render agora.
4. O Impacto. Com este reforço, fica confirmado que Cádiz vai ser emprestado ao Belenenses assim que recuperar. Fica também a parecer que o plantel não terá mais reforços do meio-campo para a frente a menos que haja uma saída inesperada (Jota anda a jogar imenso e tem uma cláusula de uns meros 30M). Isto quer dizer que o clube acredita que os substitutos de João Félix já estão dentro de portas. O que apesar de ser uma decepção para muitos (para mim é), é também algo compreensível. Chiquinho tem-me deixado de água na boca. Temos Taarabt, Rafa e Caio Lucas que podem jogar a segundo avançado. Temos Tiago Dantas a aparecer, um pouco mais longe temos ainda o Gonçalo Ramos. E claro, temos Jota que tudo aponta que seja o titular Para quem tem estas opções todas, não é assim tão surpreendente que o Benfica tenha optado por um ponta de lança em vez de um segundo avançado.
5. O Jogador. É um jogador alto, mas que não joga muito de cabeça. O pé direito não é mau. Mas o pé esquerdo é de craque. Ataca bem a profundidade e sabe criar a sua própria oportunidade. É muito perigoso se tiver espaço. É jogador semelhante ao Seferovic mas menos completo e mais tecnicista. Encaixa-se perfeitamente no nosso modelo de jogo.
6. O Futuro. Já aqui disse várias vezes que o Benfica tem na formação pelo menos um prospect muito bom a sair num espaço de 2-4 anos em todas as posições excepto ponta de lança. Nesse sentido, temos neste momento três pontas de lança com uma média de idades de 25 anos. O futuro fica salvaguardado no curto e médio prazo.
Dada a profundidade do plantel, parece ser um bom reforço, um pouco caro, podemos perguntar se o dinheiro não seria melhor empregue noutra posição, mas com 120M em caixa, dinheiro não será um problema agora e temos tudo para ir buscar o outro reforço que precisamos, eventualmente os outros dois. A época é longa e é bem provável que haja a necessidade de ter um terceiro ponta de lança de qualidade. Não me apressava a criticar esta contratação, pois ele é mesmo bom jogador."

1 comentário:

  1. Existem sempre DESCULPAS para todas as barbaridades, o SER HUMANO é fértil mentalmente a arranjar subterfúgios para se desculpar a SI, ou aqueles dos quais são seguidores, enfim por vezes falta sentido crítico de análise independentemente da circunstância. Sinceramente acho que Carlos VINICIUS é uma negociata, em que o BENFICA e a sua equipa creio não serem o principais beneficiários, o critério é o de os intervenientes serem sempre os mesmos, os interesses de dirigentes , empresários, enfim daqueles que dirigem o SLB. O BENFICA, os interesses do CLUBE, da EQUIPA dos ASSOCIADOS, sem qualquer equívoco devem estar sempre em primeiro LUGAR, creio que isto não está a acontecer. Têm a palavra em momento adequado quando de ELEIÇÔES os ASSOCIADOS, que apareçam muitos candidatos e BONS, BENFIQUISTAS e não MERCENÁRIOS...Que façam do BENFICA maior do que aquilo que já É: desportivamente, ética e um exemplo no DESPORTO NACIONAL E INTERNACIONAL. LFV teve o SEU tempo, algum mérito é óbvio, mas como em TUDO na vida , não existem insubstituíveis, no caso existem BENFIQUISTAS: em que cada um à sua maneira contribui para a GRANDEZA do GLORIOSO. Perpetuarem no PODER é uma forma pequena de sair, é de alguém que quer PODER, que não quer ser um SUCESSOR do historial da INSTITUIÇÂO, que em determinado momento se DESLUMBRA, se considera INSUBSTITUÍVEL e IMPUNE….

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!