Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Os méritos do adversário

"Em competição temos adversários, uns do mesmo nível, outros de nível superior ou inferior. Ao longo do tempo, estes patamares vão evoluindo, melhorando nuns casos, regredindo em outros. A nossa prestação está dependente do que conseguimos fazer, mas também do que fazem os adversários. Podemos fazer tudo bem, desde a planificação da época, no processo de treino, até ao momento da decisão. Contudo, pode um nosso adversário fazer melhor. Nós não fizemos mal, eles fizeram melhor. Os factores que definem estas situações também podem ser de difícil controlo, como por exemplo as lesões de elementos fundamentais na prestação da equipa.
O que já não tem nenhuma competente aleatória é reconhecer os méritos que os nossos adversários têm. Perceber que do outro lado existe um adversário com os mesmos objectivos e com igual ou superior qualidade. Perder uma competição para esse adversário não significa que obrigatoriamente tudo esteja mal na nossa equipa. Mas obriga a encontrar soluções para vencermos a próxima. O que não se faz por retirar mérito ao adversário, bem pelo contrário, passa por valorizá-lo para que a nossa próxima vitória seja de maior dimensão.
Com o final da NBA, com a vitória no sexto jogo para os Toronto Raptors, e consequente anel de vencedores, os Golden Stade Warriors, equipa adversária, e favorita para vencer as finais, publicou uma página inteira de publicidade paga, no jornal Toronto Star, uma das principais publicações da cidade dos Raptors,k a felicitá-los pela conquista e por terem levado a vitória para a cidade de Toronto.
Para além da atitude, uma visão fantástica na valorização da competição e da sua própria equipa. Um exemplo para todos nós, em que se percebe que a competição só ganha com competidores de nível superior. No dia seguinte a terem perdido a possibilidade de serem tri-campeões, iniciaram o processo para o futuro, valorizando o adversário."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!