Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de junho de 2019

João Félix e Bruno Fernandes

"A indústria do futebol tem por principal característica, que, aliás, a distingue de outras indústrias, a ausência de critérios claros e objectivos, a falência do rigor empresarial, a natureza volátil dos seus valores.
Vejamos o que se passa com a curiosa questão das transferências dos jogadores portugueses. Basta-nos dois exemplos: João Félix e Bruno Fernandes. São, ambos, excelentes futebolistas, mas é difícil entender que, no ranking das cotações internacionais, João Félix valha menos de metade de Bruno Fernandes. Porque será?
Pela diferença de idades - dirão alguns. Bom, mas ter 19 anos e ser um fora de série é, de facto, um forte argumento, que poderia, aliás, justificar os 120 milhões que o Atlético Madrid irá pagar. Porém, João Félix é uma extraordinária promessa de fora de série, espera-se que venha a ser uma das mais brilhantes estrelas do firmamento futebolístico, mas é - que me perdoem a franqueza - uma estrela em crescimento, um projecto de fora de série, uma assinalável proposta de excelência. Ora, Bruno Fernandes é mais do que isso, porque já provou ser mais do que isso. É, ainda, um jovem, mas tem uma maturidade própria da sua firmeza de líder. Tem mais cinco anos do que João Félix, mas ainda tem tempo para se valorizar mais.
Mas João é avançado e isso conta muito - sustentarão, também, alguns. Sim, mas Bruno foi um jogador que, durante uma época, levou o Sporting às costas e ainda conseguiu ser um dos goleadores do campeonato.
Que resta? Um é do Benfica e outro é do Sporting. Um tem o carimbo de Jorge Mendes e o outro não. Um foi pela cláusula e o outro irá... por leilão."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Se tivéssemos critérios rigorosos para medir a Azia, a do Serpa, estaria a bater no céu!!!!

2 comentários:

  1. Só gostava de lhe perguntar onde estava o Bruno com 19 anos…. E provou oquê mesmo? Esteve em Itáia e nunca se destacou, senão não vinha por 8M de volta para Portugal, isso é que é a realidade. Apenas se destacou num Campeonato fraco, numa equipa fraca onde era o único que sabia o que fazer com a bola.

    ResponderEliminar
  2. Um está num clube que todos sabem estar aflito com quase ninguém para vender ea precisar de vender e o outro num clube que já tinha facturado cem milhões com emprestados e sem necessidade de vender!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!