Últimas indefectivações

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Uma aposta ganha

"Heptacampeãs. Triplete. Dobradinha. Inspiradoras. Estas são algumas das palavras de ordem dos últimos dias no universo feminino do Sport Lisboa e Benfica e que ilustram bem o resultado das apostas feitas pela Direcção ao longo do tempo.
A estratégia foi delineada, sempre tendo noção de que é preciso criar uma base sustentável seja para que modalidade for, para recolher depois os respectivos frutos, sejam eles mais ou menos imediatos. É essa capacidade de visão que tem mantido bem vivo o ecletismo do Clube.
No Hóquei em Patins feminino tem havido uma hegemonia ímpar desde a sua criação em 2012. Além dos Torneios de Abertura, são 6 Supertaças, 7 Campeonatos Nacionais consecutivos – já são a equipa com mais troféus em Portugal – e 5 Taças de Portugal. E há a possibilidade de poderem chegar à 6.ª conquista na prova-rainha já no fim de semana de 8 e 9 de Junho, quando terá lugar a final four da prova. Sem derrotas a nível interno desde 2013, as Heptacampeãs são um modelo de sede de vitória. Lá fora, o prestígio internacional já teve uma Taça Europeia como ponto alto.
O pleno alcançado nas últimas três temporadas é a imagem de marca da actual equipa sénior de Futsal Feminino. Foi feito um trabalho de raiz, construiu-se uma equipa, apostou-se na Formação, solidificou-se o processo e os resultados estão à vista, com a conquista do Tricampeonato e do consequente Triplete. A qualidade do grupo e o respeito pelos adversários conduziram a um registo impressionante. A fase final ainda não terminou, mas já levam 11 vitórias e 1 empate em 12 jogos! 
Um dos exemplos de que a aposta no ecletismo não é um mero acaso é o Polo Aquático. Respeitando o seu passado – o início da modalidade pela primeira vez data de 1916 –, o Sport Lisboa e Benfica avançou para a reactivação deste desporto em 2014. Na época de estreia, a equipa feminina conquistou a Taça de Portugal. É verdade que não ganhou nas duas épocas seguintes, mas o trabalho desenvolvido nos últimos anos deu os resultados ambicionados. Uma dobradinha inédita, quebrando o domínio do Clube Fluvial Portuense. Recuamos à Supertaça de início de temporada e temos um triplete. Memorável!
Mas 2018/19 fica marcado por um facto inédito. Com o regresso do Voleibol e Andebol femininos, ambos com um passado de conquistas, o Sport Lisboa e Benfica passou a ter todas as modalidades de pavilhão ativas ao mesmo tempo. E, no caso do Voleibol, já há motivos para festejar. Além da subida de divisão, a equipa conquistou o título da 3.ª Divisão neste último fim de semana. Num escalão acima, o Andebol feminino continua a lutar para estar entre a elite. Faltam 3 finais!
Para completar a aposta feita no desporto feminino, temos o projecto do Futebol. É um exemplo singular de respeito pelos competidores que já estavam em acção. Objectivos bem definidos e um deles já alcançado, com a conquista da Taça de Portugal, isto após eliminar o SC Braga – que viria a ser Campeão Nacional da 1.ª Divisão – nas meias-finais. Ontem houve um jogo muito especial para o Futebol Feminino. Foi a primeira vez que se realizou um encontro oficial no Caixa Futebol Campus. Ao vencerem o Estoril Praia B por 8-0, garantiram a subida à 1.ª Divisão a duas jornadas do fim. Depois virá a luta pelo título. #TodosContam no apoio às nossas Inspiradoras nesta ponta final. 
Aproveitando o mote #TodosContam, é preciso não esquecer também a Formação. Todas estas modalidades têm variadíssimos exemplos de integração de atletas mais jovens nos seus plantéis. O futuro no feminino está, por isso, garantido!"

1 comentário:

  1. É um orgulho para qualquer benfiquista constatar que o seu clube é o que mais e melhor aposta no desporto no feminino. E são tantas as recentes alegrias que as nossas princesas nos têm dado: no hóquei, futsal, futebol, atletismo, triatlo, ginástica, natação, pólo aquático, canoagem, râguebi (estamos a regredir nesta modalidade?), não esquecendo o andebol, o basquetebol e o voleibol.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!