Últimas indefectivações

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Enfim, manutenção garantida!

"Derrota com o Tondela a fechar o ano de 2018. Derrota com o Sp. Braga a abrir 2019. “A caminho da 2ª liga” - diziam alguns madeirenses. “Têm tanta inveja nossa que também querem ser campeões da 2ª liga” – troçavam outros. A esses, recordo e enfatizo: na próxima época o maior das ilhas terá a sua 35º participação consecutiva no principal escalão do campeonato português. Trigésima quinta. Vitória com o Tondela a fechar o mês de Abril.
Vitória com o Sp. Braga a abrir maio. Manutenção garantida, sofrimento terminado! 2018/2019 será uma época para esquecer, mas também para recordar. Terá de ser feito um balanço sério de tudo o que se passou nesta temporada para que não se voltem a repetir os mesmos erros, nomeadamente na sua planificação. Infelizmente será cada vez mais complicado voltar a ter um Marítimo que lute pelo acesso às competições europeias: o dinheiro não abunda no clube insular, ao contrário de outros que têm pessoas prontas a investir no seu crescimento. Daí ser fundamental ter uma preparação criteriosa, cirúrgica e acertada do plantel (e do treinador...), e evitar experiências que possam comprometer uma época tranquila. Nos últimos anos, no mercado de inverno, chegaram jogadores como Correa, Joel, Rene, Getterson e Grolli – todos jogadores com um nível muito aceitável e que acrescentam qualidade. Porque é que em Julho chegam sempre jogadores com qualidade duvidosa?
Apesar de já muito ter sido referido em relação ao Marítimo deste ano, em jeito de balanço final, deixo algumas notas:
Responsáveis pela má época:
- Carlos Pereira: é inevitável associar o Presidente ao descalabro que foi esta temporada. Sendo o responsável máximo por todos os departamentos do clube, há que saber assumir os seus erros: escolha do treinador, escolha do plantel e, não menos importante, distanciamento do clube perante os seus adeptos.
- Cláudio Braga: treinador sem qualquer noção e conhecimento do futebol português, não teve capacidade para gerir o balneário, perdendo por completo a confiança dos jogadores e massa associativa. Saiu tarde.
- Jogadores: o Marítimo até tem jogadores de qualidade mas o ambiente entre jogadores não parece ter sido o melhor. Precisa-se de “limpeza” no balneário.
Responsáveis pela manutenção:
- Petit: apesar de não apresentar um futebol de qualidade, trouxe aquilo que a equipa necessitava: raça, querer e pontos. Soube dar um abanão no plantel ao fazer uma revolução no 11 no jogo contra o Belenenses SAD, fora de casa. Foi a mudança de chip que faltava e, a partir deste jogo, começou a (lenta) recuperação.
- Jogadores (a partir de determinada altura): souberam dar as mãos nas alturas de sufoco e pressão, remando para o mesmo lado. Honraram o emblema do clube e deram satisfações aos seus apoiantes.
- Adeptos: acredito que todos os maritimistas já foram questionados: “Porque é que és do Marítimo?” São épocas como esta que mostram o porquê de sermos diferentes e gostarmos de um clube “deste gabarito”: por mais que perca e por mais que jogue mal, aguardamos ansiosamente que chegue o dia de jogo para vibrarmos e sofrermos com a nossa equipa de coração. O apoio incansável em muito contribuiu para as últimas vitórias e para o regresso do Caldeirão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!