Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de maio de 2019

A força dos números

"Sabendo que ainda nada está ganho, a temporada que está prestes a terminar pode, contudo, vir a ser recordada durante muitos anos pelos adeptos do Benfica.
Não apenas pela possibilidade da Reconquista do Campeonato – que está à distância de 90 minutos – mas também pelos diversos registos colectivos que a equipa tem vindo a acumular.
É evidente que, mais do que qualquer outra coisa, o objectivo é o 37.º título de campeão. Sem isso, aliás, o resto não faz sentido.
Mas, mesmo antes se conhecer o desfecho da ‘Grande Final’ de sábado, é da mais elementar justiça recordar e sublinhar, desde já, os dados que conferem ao Benfica o indiscutível estatuto de melhor equipa da Liga 2018/19.
Uma equipa que marca 99 golos em 33 jornadas tem de ser reconhecida como uma verdadeira máquina ofensiva! É o caso. Desses 99 golos, porém, ressalta a evidência de 62 (!) terem sido apontados na 2.ª volta… que ainda não terminou.
O Benfica é, também, até ao momento, a equipa com mais vitórias: 27 em 33 jogos. Com a particularidade de, também aqui, a 2.ª volta ser um caso ímpar: 15 vitórias e 1 empate nos 16 jogos já realizados.
No ‘campeonato entre os grandes’, o Benfica é, claramente, a equipa com melhores resultados: fez 16 pontos frente a FC Porto, Sporting e Sp. Braga, num máximo de 18. O FC Porto tem 7 (e ainda pode chegar aos 10), o Sporting tem 5 (pode chegar aos 8) e o Sp. Braga conseguiu 3.
O Benfica é, ainda, a equipa com maior utilização regular de jogadores portugueses. Na última jornada, por exemplo, Bruno Lage apostou num onze inicial com 7 portugueses. O FC Porto actuou com 2, o Sporting com 1 e o Sp. Braga com 6.
E também foi a equipa que utilizou mais jogadores formados no próprio clube: 5 no jogo de Vila do Conde (Rúben Dias, Ferro, Florentino e João Félix, de início, e ainda Gedson Fernandes, como suplente utilizado).
Por fim, o Benfica é uma das equipas com média de idade mais baixa nos principais campeonatos europeus. O onze do último jogo apresentava uma média de 24,2. Todos os jogadores abaixo dos 30 anos e 6 deles com 25 ou menos.
A prova de que uma equipa e um projecto de futuro podem perfeitamente ter sucesso no presente. O Seixal está aí para o provar!
Há muitos méritos nesta caminhada de 2018/19, como se vê, mas é preciso nunca perder de vista e reafirmar o essencial: ainda nada foi ganho, o Santa Clara está a fazer um excelente campeonato (7.º lugar, melhor classificação de sempre) e, por isso, será necessário manter total concentração e os altos níveis de competência para garantir a desejada Reconquista.
Contamos com Todos para a Grande Final!

PS: A equipa feminina do Benfica tem, também no sábado (15 horas), o jogo mais importante da temporada: a final da Taça de Portugal, contra o Valadares Gaia. É a oportunidade de se fazer história e de trazer para o Museu Cosme Damião o 1.º troféu nacional do futebol feminino do Benfica. Um momento que merece o forte apoio dos Benfiquistas no Jamor. Que seja um sábado de festa e, se possível, de celebração."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!