Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de março de 2019

O tabuleiro axadrezado de Ivo Vieira é o melhor da Liga

"Claro que Sérgio Conceição merecerá sempre uma menção especial. Pelo que fez do FC Porto na época passada e pelo que continua a fazer.
Bruno Lage? Naturalmente que sim. Em poucos meses transformou 11 peças selvagens de um tabuleiro instável numa boa equipa de futebol. Uma muito boa equipa de futebol.
Mas, já agora, se me permitem a escolha, para mim o melhor trabalho na Liga 2018/2019 é o de Ivo Vieira. O xadrezista de Moreira de Cónegos.
Medindo os meios e analisando os resultados, o madeirense de 43 está a suplantar as mais simpáticas expectativas e a usurpar as velhas questões dos místicos, vácuos e oportunistas: ‘o orçamento é baixo, o clube é pequeno, a vila tem só quatro mil habitantes’.
Ivo Vieira não é homem para ter paciência com desculpas, muito menos um discípulo das frases de autoajuda e manuais de guerra como o de Sun Tzu, o herói oriental do professor Rui Vitória.
Ivo, aliás, tem juntado um futebol de qualidade altíssima a algumas reflexões superiores nas salas de imprensa.
«FC Porto? Só com uma venda é que não vou jogar olhos nos olhos.»
«Perder por poucos não faz parte do meu cardápio.»
«Os treinadores têm de ter coragem, nós temos de ter coragem para promover o futebol.»
A atraente doutrina de Ivo Vieira é de definição simples, mas dura de transportar para o jogo. Passa, essencialmente, por não dar a bola ao adversário. Tê-la o maior número de tempo possível e fazer bom uso dela.
No Moreirense, isso passa muitas vezes por colocá-la nos pés de Chiquinho. Provavelmente a maior figura da equipa e um jogador, talvez não recordem, contratado e libertado pelo Benfica num prazo de poucas semanas.
O guarda-redes Jhonatan, o lateral Rúben Lima – entretanto afastado pela SAD - e o extremo Arsénio são outros nomes a merecer um elogio, elementos fundamentais na equipa.
Os números ajudam a perceber a excelência do trabalho de Ivo Vieira: quinto lugar na Liga, quinta equipa com mais vitórias, sétimo melhor ataque, nona melhor defesa, quatro vitórias e um empate (FC Porto) nas últimas cinco jornadas.
As ideias de Ivo Vieira já ma pareceram interessantes a época passada, no Estoril-Praia. Aí, porém, o treinador entrou a meio da época e herdou uma equipa deficitária no equilíbrio ambição/estabilidade defensiva.
Não sei se o Moreirense vai acabar a época no quinto lugar e qualificar-se para as provas da UEFA. Sei é que a Liga Europa cabe no talento de Ivo Vieira e que a qualidade do técnico cabe num clube de patamar superior. Está aqui o melhor treinador do ano nacional.

PS: o Maisfutebol já tentou várias vezes entrevistar o treinador Ivo Vieira. Temos recebido sempre a mesma resposta. 'Não é o melhor momento'. Se a equipa está bem, é porque está demasiado bem e uma entrevista pode incomodar; se a equipa está mal, é porque está preocupada e uma entrevista ainda vai piorar. Os clubes portugueses são as únicas entidades que conheço a recusar publicidade gratuita."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!