Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A reeleição de Fernando Gomes

"Há um grande mérito de Fernando Gomes e do seu núcleo duro na forma como se têm rodeado de massa crítica. É por aí que se ganha o jogo...

Os portugueses têm inúmeras qualidades, mas não são, graças a Deus, isentos de defeitos. E um desses defeitos é o pouco crédito que tendemos a dar a quem, entre nós, sobressai no contexto internacional. Até parece que é normal o mesmo pequeno país ser a pátria de um presidente da Comissão Europeia que esteve dez anos no activo, do secretário-geral da ONU, ou, noutro plano, do melhor jogador de futebol do mundo, começando em Eusébio, passando por Figo e culminando em CR7, os nossos Bolas de Ouro.
Assim, pela parca consciência da importância de alguns cargos, explica-se a pouca atenção dada a Fernando Gomes, recentemente reeleito para o comité executivo da UEFA. Na Suíça, o lugar ocupado por um português é dos mais cobiçados do futebol europeu, e se lá está Fernando Gomes é porque revelou méritos mais do que suficientes para fazer parte da távola redonda de Nyon. Devíamos, creio, regozijar-nos por esse facto, e não encolher os ombros, como se fosse algo vulgar de Lineu...
É que os portugueses, também cultivam amiúde o pecado de inveja, que os impede de reconhecer méritos e qualidades a quem os possui. E neste particular, relativamente à FPF a que Fernando Gomes preside, há que dizer que se trata, cada vez mais, de um oásis no deserto de imagem em que está transformado o futebol português. Há bom trabalho nos clubes, onde pessoas muito válidas apontam caminhos com futuro; mas este labor positivo é eclipsado por uma forma de estar pouco própria das sociedades modernas, feita de acusações, ofensas, insinuações e mesquinhez, que dá do futebol uma imagem menor. Na FPF, que tem sabido apostar na excelência, ciente de que nas organizações são as pessoas que fazem a diferença, fecha-se o círculo virtuoso da competência, sem que instituição se deixe arrastar para o círculo vicioso que tem sido a perdição de outros.
Aliás, um dos méritos maiores de Fernando Gomes e do seu núcleo duro na FPF tem sido a forma descomplexada como têm acolhido massa crítica, sem medos ou receios de quaisquer sombras. Nas mais variadas áreas, beneficiando, é certo de uma conjuntura económica francamente favorável, o apetrechamento humano da Cidade do Futebol tem sido verdadeiramente emblemático de um novo Portugal de meritocracia que gostaríamos de ver generalizado!

Ás
Bruno Lage
No dia 10, para a homenagem ao 10, uma vitória por 10-0. Impossível um guião mais perfeito que este. Para já, Bruno Lage ganhou lugar na história do Benfica: é o treinador do 10-0 ao Nacional. O mais se verá, embora seja nítida a influência que teve na ressurreição encarnada, devolvida que foi a matriz galvanizadora.

Ás
Jonas
Celebrou o regresso de lesão com dois golos, mostrando uma vontade de jogar assinalável. O estado de espírito do brasileiro, num momento em que não entra nas contas do onze titular, é o mais favorável à equipa, pois dá sinais de querer colaborar com o colectivo. Assim, pode ser um reforço precioso para o que falta da época...

Duque
Bruno de Carvalho
Pela amostra, o livro que vai conhecer a luz do dia em breve não passará de um mesquinho ajuste de contas. O Sporting, na óptica da coesão social, não ganhará nada com isso, antes pelo contrário. E Bruno de Carvalho, acusado pela justiça no caso de Alcochete, que ganhará? Para além dos royalties que a venda do livro, é claro...

Fernando Peres mudou-se para o Céu dos craques
«Hoje é um dia triste para o Desporto português em geral e para todos os belenenses em particular: morreu Fernando Peres»
Patrick Morais de Carvalho, Presidente do Belenenses
Morreu Fernando Peres, futebolista de elite, formado no Belenenses, que foi campeão no Sporting e no Vasco da Gama e brilhou com a camisola da Selecção Nacional, integrando os Magriços de 1966. Espírito livre, irreverente dentro e fora das quatro linhas, Peres era dono de um pé esquerdo com olhos, do tempo do futebol-arte. Que tenha descanso eterno no céu dos craques.

O Brasil está de luto (e, nós também)
Os inquéritos estão marcha, mas não irão devolver as vidas aos dez jovens futebolistas do Flamengo que morreram no Ninho do Urubu. Cada vida perdida é sinónimo de dor, se se trata de alguém na flor da idade, passa a tragédia com a qual nos solidarizamos. O planeta do futebol está de luto...

Chalana
Fez ontem 60 anos, esfregaram uma lâmpada no Barreiro e nasceu Fernando Chalana. Pequeno como Mozart, predestinado como ele, desde logo se percebeu que a vida lhe tinha marcado um destino no futebol. Porque a bola com ele era sempre redonda, bem tratada e bem cuidada, uma amor retribuído que arrastou multidões. Quando me perguntaram, nos dias de hoje, porque sou tão severo na identificação dos novos talentos, a resposta que me ocorre é sempre a mesma: «Porque vi Chalana». Fernando Chalana foi a expressão mais sublime do génio, da arte, do belo e do fantástico no futebol. Chalana era fisicamente fraco; e nunca foi um líder; mas recebia o respeito de quem nele reconhecia o estatuto de assinalado, um dos eleitos, que teve direito a dose infinita de talento quando Deus fez a distribuição. Hoje, nesta celebração de Chalana, invocarei dois amigos (entre tantos, eu sei) por razões diferentes: o primeiro, que está connosco embora já não esteja entre nós, é Manuel Galrinho Bento, que o ia buscar a casa para o treino, na carrinha do peixe, e o deixava de novo em casa onde ia tratar dos pombos. O outro é o Carlos Manuel, generoso e sempre presente, naquele estilo esgrouviado mas sempre sensível, um coração do tamanho do mundo que tem sido apoio para os amigos quando estes mais precisam."

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. No artigo de JMDelgado, a nota de louvor a Fernando Gomes por ele ter ido para a UEFA…(???) deveria ser completada com um comentário sobre a atuação de F.Gomes á frente da FPF. Atualmente, na FPF e Liga, todos os lugares estão ocupados por gente afeta á "aliança" fcp/scp, principais contemplados com os erros (propositados ?) do VAR,(Feirense e Moreirense a serem roubados este fim de semana…!) Nem sei quem é que JMDelgado escolheria para a UEFA senão o chefe. Convém apenas recordar que o FGomes é o mesmo NANDINHO DAS FATURAS no Apito Dourado; é o mesmo que nomeou o MACACO ladrão ( confessou-o num livro, que roubava),chefe da claque da Seleção Nacional, e também cantor, a desejar que os jogadores do Benfica morressem no avião do Chapecoense; é o mesmo que soube da invasão do Campo de Treinos dos Árbitros por criminosos afetos aos s.dragões, na Maia, e não apresentou queixa; é o mesmo que deixou passar em claro o reembolso de 750000€ pagos pelo seu clube( dívida que não figurava nas contas dos dois clubes…) no intervalo do jogo fcp-estoril que durou 37 horas; o mesmo que assistiu ao festival de "fogo de artifício" em Alvalade contra Rui Patricio sem agir...e agora deixa passar esta condenação de 4 jogos do Estádio da Luz; o mesmo que não agiu após a entrevista a incitar o ódio, dada por varandas, antes do scp-Benfica...etc.,etc.! Todos estes "atributos" de F.Gomes, sobejamente conhecidos por quem segue o Futebol Nacional, deveriam ser relembrados por JMDelgado, cujo pudor o impediu de escrever um verdadeiro artigo de Jornalismo de Informação, coisa rara no jornalismo desportivo Português.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!