Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Foi criado um observatório das Artes Marciais e Desportos de Combate em Portugal - OAMDCP

"O objectivo dos desportos de combate, sejam eles da tradição ocidental (e.g. boxe, as lutas amadoras) ou oriental (e.g. judo, aikido, karaté, taekwondo), é de colocar o Homem face a face com o seu semelhante. Assemelha-se à experiência ancestral da luta dos homens entre si mesmos. Se o “homem é um lobo para o homem”, as regras definidas eliminam ou limitam as lesões corporais e estabelecem uma fórmula de “regulação de contas” de forma leal. Os desportos de combate são considerados como um espaço susceptível de confortar e de preservar a identidade masculina, controlando e reprimindo a expressão da violência física. Aquilo que nós agrupamos com o termo “artes marciais” (desportos de combate orientais) faz referência a um conjunto complexo de práticas conhecidas depois do período Kamakura (fim do século XII) no Japão, que se repartem entre Budô (pacíficas, sem armas) e os Bugei (utilizando armas), fundadas sobre o respeito do Bushidô (código de princípios morais) ou a “via dos guerreiros”.
No século XX, com a ocupação americana do Japão (1945-1952), estas práticas foram proibidas. As artes marciais tinham sido transformadas no final do século XIX em práticas desportivas, isto é, codificadas, regulamentadas de forma a que fossem inofensivas para os praticantes, e algumas inscritas num quadro competitivo. Esta codificação teve a ver com a globalização/mundialização das práticas da tradição oriental para o Ocidente, ou por outras palavras, receberam influências do modelo de desporto moderno criado no Ocidente.
Depois da sua introdução no Ocidente, as práticas de combate asiáticas, popularizadas e depois mediatizadas, não pararam de suscitar interrogações quanto às razões do sucesso da sua implantação e difusão. Na sua origem são, antes de tudo, um fenómeno urbano, ainda que durante muito tempo sofrendo de má reputação, pois foram conotadas com movimentos políticos extremistas. Este fato levanta então a questão de como se poderá explicar o seu sucesso a partir dos anos 1970 na Europa? Uma parte da resposta encontramo-la em Braunstein (1999) quando afirma que: “a criação de clubes deve-se à desestruturação familiar, sobretudo com as separações e divórcios, dando origem a um individualismo”. Com o intuito de estudar e divulgar o conhecimento mais actual em matéria das artes marciais e desportos de combate em Portugal, foi criado, em Janeiro de 2019, o Observatório das Artes Marciais e Desportos de Combate. Tem por vocação estudar e promover os valores das artes marciais e desportos de combate enquanto instrumentos de educação e bem-estar no desenvolvimento humano. Da sua missão destaca-se:
• Promover o estudo e a investigação acerca das AM&DC em Portugal;
• Fomentar o diálogo de culturas, apoiando e promovendo o intercâmbio entre instituições de educação e de ensino;
• Contribuir para o estreitamento das relações de cooperação existentes entre os clubes, associações e federações; • Estimular a crescente participação dos jovens em iniciativas de cooperação para a promoção das AM&DC;
• Dinamizar e apoiar projectos de cooperação para o desenvolvimento desportivo em Portugal;
• Organizar modelos de formação de quadros, no âmbito das políticas de promoção do desporto;
• Cooperar com os clubes, associações e federações em projectos de interesse comum.
Encontra-se em curso a realização de um estudo sociológico comparativo de três modalidades de combate dual (judo, aikido e lutas amadoras). Esperemos ter, brevemente, alguns resultados para melhor se conhecer os treinadores portugueses e as modalidades em apreço."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!