Últimas indefectivações

sábado, 22 de setembro de 2018

VAR, uma necessidade

"O vídeo-árbitro foi introduzido em Portugal, bem como noutras ligas e competições de todo o Mundo, há pouco mais de um ano e, no entanto, parece que já não sabemos viver sem ele. Nos últimos dias, tanto no nosso país como até na Liga dos Campeões (como, por exemplo, a expulsão de Cristiano Ronaldo), assistimos a várias situações que teriam sido resolvidas de outra forma se o juiz da partida tivesse tido auxílio das imagens. Uma prova evidente de que o VAR é um contributo positivo para o futebol.
Um pouco por todo o lado percebemos que os árbitros que lidam regularmente com o VAR, em especial os mais jovens, já absorveram de tal forma a ferramenta que ela faz parte do seu trabalho, como se fosse um apito ou uma bandeira de assistente. Um pouco como qualquer um de nós com os telemóveis: até há 20/25 anos todos vivíamos bem sem um, hoje em dia não sabemos o que fazer se nos esquecemos dele em casa...
Apesar das dificuldades logísticas, a UEFA terá também de introduzir o VAR nas suas provas, em especial a Liga dos Campeões. Não faz sentido que uma competição que gera tantos milhões possa ser beliscada por erros que já não acontecem na maior parte dos campeonatos. O VAR já não é o futuro, é o presente.
Antes de terminar, gostaria de agradecer à AF Leiria o Prémio de Excelência e Reconhecimento pela Dedicação ao Associativismo que me foi entregue esta semana. Uma distinção que me enche de emoção, sobretudo vinda da associação em que 'nasci' para o associativismo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!