Últimas indefectivações

sábado, 22 de setembro de 2018

A UEFA e o VAR

"A ridícula expulsão de Cristiano Ronaldo em Valência,  as lágrimas derramadas pelo craque português perante tamanha (e consensual) injustiça, parece ter despertado a atenção do mundo para a necessidade de a UEFA avançar com a introdução do VAR na Liga dos Campeões. Bastou, afinal, um ano para que o videoárbitro convencesse os críticos - e eram muitos - de que a tecnologia, não terminando de vez com as discussões em torno de arbitragem, traz ao jogo muito mais benefícios do que malefícios.
Não o dizemos apenas pela expulsão de Ronaldo, mas a verdade é que já todos perebemos que a chegada do VAR à Champions é uma questão de tempo. Até o próprio Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, já terá percebido ser esse caminho inevitável, parecendo a sua renitência ser, neste momento, apenas uma desculpa para pensar na melhor forma (e talvez na mais barata) de fazê-lo. Porque, convenhamos, criar condições para o videoárbitro numa competição como a Liga dos Campeões não é exactamente o mesmo de fazê-lo para um campeonato local. Terá a UEFA de abrir os cordões à bolsa, sim, mas nem os principais clubes (quase todos eles já a lidar com a tecnologia a nível doméstico e por isso cientes da sua mais-valia) admitirão que uma competição que movimenta tantos milhões fique obsoleta - e menos transparente - por uma questão de trocos.

PS - O campeonato português voltou ontem após paragem de três semanas. A calendarização já foi, de resto, alvo de críticas por parte de alguns treinadores, que não entendem (como quase ninguém entende) tão demorado interregno ao fim de apenas quatro jornadas. Têm razão. Mas sendo a Liga dos clubes, basta convencerem os seus presidentes ao absurdo da situação. Parece fácil, não?"

Ricardo Quaresma, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!