Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Golos do Mundial

"O campeonato do Mundo terminou com a vitória da França, equipa que conseguiu o título sem qualquer derrota, somou seis vitórias e um empate, teve 14 golos marcados e 6 sofridos. Com o mesmo número de jogos realizados, a Bélgica conseguiu marcar 16 golos e sofrer os mesmos 6, sendo a equipa com mais golos marcados.
No total da prova foram marcados 169 golos, sendo que 68 deles foram obtidos na sequência de lances de bola parada. Percentagem de cerca de 40%. Indicador importante para a análise da competição. Dos 68 obtidos de bola parada, 23 foram de grandes penalidades, outros 23 de pontapés de canto e os restantes 22 de livres e lançamentos laterais, sendo que a maioria (14) resultaram de livres indirectos. Apenas 6 golos de livres directos, sendo um deles o terceiro de CR7 no jogo com a selecção espanhola.
Daqui resulta que os esquemas tácticos (retirando as grandes penalidades) representam quase 72% do total. Os penaltis 13%. Estes aumentaram o seu percentual; foram assinalados 29 penaltis, um recorde, e concretizados 23, em virtude de aplicação do VAR. Esta funcionalidade também influenciou, para melhor, as questões de ordem disciplinar.
Com estes dados, não há ninguém que possa ignorar a importância destes momentos num jogo de futebol. Reparem que Cristiano Ronaldo marcou 4 golos, sendo que 3 deles foram na sequência de bolas paradas. Harry Kane, melhor marcador da prova, marcou 6 golos, 3 de grande penalidade. Griezmann fez 4 golos, 3 de penalti.
Uma outra curiosidade diz respeito à prestação da Alemanha. Marcou apenas 2 golos em 3 jogos, sendo que ambos foram marcados no mesmo jogo, com a Suécia. Em oposição, a Bélgica foi a selecção com melhor média de golos por jogo. Uma curiosidade final: dos 23 jogadores belgas convocados, apenas um jogo na Liga belga, Leander Dendoncker, no Anderlecht. Donde se conclui que o nível competitivo é fundamental para a evolução dos jogadores e das equipas."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!