Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de julho de 2018

E-Calabote

"No âmbito das minhas pesquisas, encontro recorrentemente artigos que têm o condão de validar a minha percepção de um passado, se bem que vivido intensamente, cada vez mais distante. É o caso óbvio das dezenas, senão mesmo centenas, de crónicas demonstrativas de arbitragens amigas do FC Porto ao longo, sobretudo, das décadas de oitenta e noventa. Lembro-me de uma em particular com o título sugestivo 'Quem vai tramando o Benfica?' e que termina com a análise à actuação de José Silvano num Tirsense - FC Porto, em 1990. A descrição é, se lida hoje, surreal, mas não surpreende quem, como eu, sofreu impotentemente as agruras da incapacidade para, perante uma conjuntura ilegitimamente desfavorável aos nossos intentos, persistir no entusiasmo e no fervor clubistas. Partilhei-a nas redes sociais e logo me foi apontado o Calabote.
Em 2018, esta farsa, apesar de gasta, subsiste. Ao Silvano, Donato Ramos, Fortunato Azevedo, Francisco Silva, Calheiros, Isidoro Rodrigues, Martins dos Santos e outros que tais, o argumento é sempre 'Calabote', como quem diz, 'nós roubamos, mas vocês também roubaram'. Mas por estar gasta, houve quem se apercebesse de que se teria de ir ao Calabote...
O 'caso Calabote' desmonta-se facilmente e, no presente, é mais interessante constatar o poder da comunicação, especialmente se mal-intencionada. E aí não há como não referir que os vários protagonistas da farsa 'Calabote' e do combate ao penta, com as tentativas pífias da rotulação de cada título benfiquista actuaram e actuam todos sob o mesmo líder.
O mesmo que se sente à vontade para brincar com o roubo de e-mails do SLB, sabe-se lá se por não se sentir ameaçado por quem vai praticando esse crime..."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!