Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Golo à Eddy Merckx

"Hoje joga a Bélgica e, em dia de defrontar o Japão, destacamos Marc Wilmots, um dos maiores futebolistas belgas da sua geração que, no Japão, em 2002, foi Eddy Merckx, o maior dos ciclistas belgas.
Eleito por três vezes atleta Mundial do ano, Eddy tem a carreira associada ao número cinco: venceu 525 etapas, ganhou o Giro por cinco vezes e o Tour por outras cinco (e por Espanha ainda deu uma Vuelta).
Este Merckx encarnou no seu conterrâneo Wilmots, que, no Mundial da Coreia do Sul/Japão, deu a Volta aos japoneses com golo em pontapé de bicicleta.
No entanto, o médio Wilmots representa mais para os belgas do que um golo Giro de um dos ‘meninos bonitos’ da terra. Como Merckx, também Marc está associado ao cinco — o número de vezes que o futebolista belga pedalou pelo Tour Mundial: quatro como jogador (de 1990 a 2002) e uma como treinador (2014).
Enquanto jogador, Marc marcou também cinco golos em Mundiais e poderá estar, em parte, associado ao último dos cinco títulos do Brasil. Em 2002, foi-lhe anulado um golo que poderia furar o penta brasileiro, conquistado pelo pelotão de Scolari.
Nos oitavos-de-final e com o resultado ainda a zeros (o Brasil venceria por 2-0), o jamaicano Peter Prendergast alegou uma falta inexistente para anular o golo. Talvez o árbitro quisesse garantir ‘No more trouble’, um dos sucessos do seu compatriota Bob Marley, e tivesse optado por dar música aos belgas, pressentindo o título do samba, ritmo com mais pedalada.
Como seleccionador pode ainda gabar-se de ter dado a Volta às maiores selecções do Mundo em 2015, quando os belgas alcançaram o topo do ranking do Pelotão Mundial da FIFA.
Após terminar a carreira, a vida de Wilmots deu uma Volta e foi a jogo no campo da política, chegando a ser eleito para o Senado belga. Apesar de bem preparado fisicamente, terá percebido que aquelas etapas eram muito sinuosas e abandonou a prova. Estava de Volta ao futebol. Ter-lhe-á faltado pedalada?!
Hoje, para vencerem os japoneses, os belgas deverão seguir o conselho dado por Merckx a todos os que querem ter sucesso: "Pedalem, pedalem muito!""

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!