Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de junho de 2018

À boleia de um(a) Guedes... Ducati

"Enquanto houver Mundial, a crónica é dedicada ao Mundial. A proposta foi do director António Magalhães e recebi a missiva com satisfação. Por poder fazer um interregno num dos momentos mais tristes da história do futebol português, por envolver, em planos diferentes, Benfica e Sporting, mas, particularmente, por poder escrever algumas ideias sobre futebol. Assim sendo, que Portugal se projecte no Mundial como no Europeu. Sim, desde que Fernando Santos acredite… eu acredito. Ficou-me de emenda o que se passou em França.
Desde Chicago (17 de Junho de 1994) a Brasília (26 de Junho de 2014) estive em seis Campeonatos do Mundo. Disso me orgulho e muito agradeço ao Manuel Tavares, meu director em ‘O Jogo’, e ao Vítor Serpa e ao Joaquim Rita, director e chefe de Redação, respectivamente, em ‘A Bola’, por me terem dado tão grandes oportunidades. São marcas inapagáveis na carreira de um jornalista, mas decidi no Brasil que tinha chegado a hora de colocar um ponto final.
A verdade é que nos quatro anos que separam aquele Portugal-Gana do início do Mundial russo, a minha vida profissional alterou-se por completo: deixei de ser um jornalista dos jornais, passei a ser um jornalista-comentador de televisão, que escreve crónicas no ‘Record’ e no ‘Correio da Manhã’. Se estou nostálgico? Nem pensar! Acho que fiz razoavelmente o que me foi solicitado e, afinal, ocupando este espaço com o tema… estou no Mundial. O tempo é dos bons jovens jornalistas e saberão honrar a profissão.
Para início de conversa... tive sorte. Portugal estreia-se hoje no Mundial. Frente à Espanha, já sem Julen Lopetegui, que teve mais olhos do que barriga e ‘foi de vela’. Só que o seu afastamento em nada muda a minha opinião: acredito que a Selecção conseguirá um bom desempenho e melhor resultado. Sim, considero que um empate é um bom desfecho, mas estou como Fernando Santos: é jogar para ganhar. Confiante, sem presunção, como muito bem defendeu o seleccionador.
E depois há um(a) Ducati, que até dá pelo nome de Gonçalo Guedes e tem tudo para ser uma das figuras da competição e muito importante na estratégia lusa. À boleia das suas arrancadas pode muito bem o seleccionado mostrar outros argumentos que beneficiem o melhor do Mundo. É evidente que CR7 é a nata, mas se tiver por perto parceiros que escrevam o jogo como ele – e há, felizmente, vários para lá de Guedes -, tudo se tornará mais fácil. Jogo a jogo… sem qualquer exigência.
A Rússia entrou a golear. Bom para eles, frente a um dos seleccionados como menos argumentos do Mundial onde em 2014 já sabia que não ia estar."

2 comentários:

  1. Eis a prova cabal que este "rastejante" sportinguista, não vê um "boi de bola". Fala sem saber se acerta...mas também é verdade que o Canal(de esgoto…) onde fala , é ouvido por gente que não quer saber para nada dos comentários deste jornalista "submisso". O Guedes, hoje, não foi aquele que costuma ser e pode-se comparar a sua prestação mais como a de uma antiga "Famel" de 50 cm3 feita em Águeda , do que com uma Ducatti.

    ResponderEliminar
  2. O rascord e o correio das canalhadas tv ou versão pasquim nem toco. Lixo tóxico altamente poluente, que nem para limpar vidros serve, para ser o mais simpático possível.

    Esse tipo é mais um no meio para servir o anti-benfiquismo primário a juntar ao excremento otavio lopes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!