Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de abril de 2018

A minha lareira

"Nunca mais este primeiro de Abril voltou a ser domingo de Páscoa. Para mim é um dupla alegria. Faço anos de novo no domingo libertador.

(...)
E sabendo tudo isto celebro, hoje, a vida. Brindo à vida! Partilhando, a partir da lareira bem acesa, e neste jornal que me acolhe semanalmente, - e a quem estou profundamente grato! - algum sentido desta vida. No momento em que há reguladores que não funcionam, empresas que violam regras elementares da concorrência e da economia e que há poderes que só existem formalmente e outros que vivem, anestesiados, com a sua euforia comunicacional. E, assim, para além dos resultados dos jogos já terminados desta 28.ª jornada da Liga NOS - que começou na quinta feira e termina amanhã com a visita ao Restelo, sempre com simbolismo, do Futebol Clube do Porto - o que fica, para mim, são, sim, múltiplos momentos de vida, diferentes temas e vivências com a consciência sempre, que no silêncio não há «afirmativa nem negativa». E há silêncios que não podem esperar muito mais! É que sente-se que hoje há, tão só, a verdade da manhã e a mentira à tarde ou, então, há a simplicidade enérgica do epíteto, seja o veneno da imputação seja a sobrevivência na contradição. Ou a persistência na ilusão. E, assim, e a partir da lareira do passado, fui Presidente-adjunto da Associação de Futebol de Lisboa e sou, agora, com honra, Presidente do seu Conselho de Justiça. Fui igualmente membro do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Patinagem. Fui Presidente do Conselho Superior do Desporto e membro do Conselho Nacional do Desporto. Fui Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Badminton e, também da de Automobilismo e Karting. Marquei presença no hipismo e na esgrima. Sei, assim, o que é ser, em pleno, dirigente desportivo em regime de voluntariado! Integrei o Conselho de Arbitragem Desportiva do Tribunal Arbitral do Desporto que tão desprezado é por alguns que o ajudaram a criar! Foram múltiplos momentos e instantes vividos e sentidos. Como os assumidos no 'Jogo Falado' (RTP), no 'Dia Seguinte' (SIC) ou no 'Prolongamento' (TVI), aqui a simpático e honroso convite do Dr. José Eduardo Moniz. Ou na BTV ou, com muito gosto, aqui na A Bola TV, em particular, e sempre com uma antecipada degustação no 'Lisboa à noite', nos agradáveis serões da 'Quinta da Bola'. Com o Paulo a marcar virtuosa presença, o José Manuel Delgado a bem dirigir o Vítor Serpa, a sua perturbante serenidade, a liderar! Em todos estes espaços combinados paixão com razão. Pensando por mim. Articulando fé e convicção. Assumindo que a defesa de uma paixão não pode perturbar o que se vê e o que se ouve. O que se sabe e o que se tem de silenciar. Sabendo que há segredo e há segredos. E mesmo sendo do signo carneiro não integro rebanhos nem me esqueço de mentiras escutadas, justificações em sentido, estórias mal contadas ou traições assumidas. Que o tempo, sempre o tempo, recupera em circunstâncias dolorosas para aqueles que as construíram ou as concretizaram.
É que o «tempo vai a passo mas não descansa nem dorme»! E no desporto há valores permanentes de todos os tempos, de todas as cores e de todos os espaços. E esses valores - que também fazem parte da matriz deste jornal e deste grupo! - e onde se integram a dignidade e o respeito, não podem ser eliminados em acções nem violados nos comportamentos. É que o desporto é paixão mas também é carácter. É prazer mas não violento. É crítica com dignidade. É espírito com respeito. Tudo o que sinto e desejo neste Domingo bem especial. Desta minha lareira uma Santa Páscoa."

Fernando Seara, in A  Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!