Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dois espirros não fazem uma constipação

"Inquietação encarnada tem sido amplificada pela carreira imaculada dos dois rivais no campeonato; mas Rui 'McGyver' Vitória já deu provas de ter sete vidas

O Benfica perdeu dois jogos de enfiada e o benfiquismo entrou em convulsão, à boa e velha maneira portuguesa: do oitenta para o oito no tempo de um espirro. Como se dois espirros fizessem uma constipação. Os jornais, as televisões e as redes sociais não falam de outra coisa. Da crise ou quase-crise do Benfica. Das culpas de Luís Filipe Vieira, das culpas de Rui Vitória, das vendas e das compras que não se fizeram, da onda de lesões que ninguém consegue explicar e, mais grave, travar. Subitamente (a fazer fé no que se ouve e no que se lê) o Benfica transformou-se numa espécie de coitadinho a caminho de ser humilhada pelos grandes rivais e não no clube que ganhou quatro campeonatos de enfiada e doze das últimas 16 competições domesticadas. Nas redes sociais e nos jornais leio que Vieira só sabe fazer contas de mercearia e até teve o descaramento de contratar pessoal de Alcochete para o Seixal; que Vitória vê o que mais ninguém vê em Filipe Augusto, que mexe tarde e a más horas e não consegue apresentar um projecto futebolístico da sua responsabilidade (isto é: não assente no legado do Jorge Jesus); e mesmo a famosa estrutura que estava dez anos  à frente das outras começa a ouvir das boas do próprio benfiquismo: na última segunda-feira, o ex-vice presidente Rui Gomes da Silva criticou asperamente o actual direcção (só poupou Rui Vitória), nomeadamente a passividade e o silêncio face ao caso dos e-mails (nisto, acho que ele tem carrada de razão).
A toda esta consternação por causa de dois espirros. Agora imaginem se o Benfica mais logo torna a espirrar com o Braga. É o caos a 20 de Setembro! Ora bem. Das duas uma. Ou os benfiquistas têm uma memória extraordinariamente curta (e digo isto em todos os sentidos: por acaso lembram-se quantos e quantos anos andou Vieira a cometer erros de palmatória e a somar insucessos até começar a ganhar... com Jesus?), ou então deve estar a passar-se na Luz algo de muito gravoso que nos passa ao lado. Não negando que esta equipa é mais fraca que a da época passada - claro que é! -; que o futebol produzido não tem sido famoso; e que a inquietação dos adeptos tem sido amplificada pela carreira imaculada dos dois rivais no campeonato; parece-me evidente que as notícias da quase-morte do Benfica são manifestamente exageradas até porque Rui Vitória já deu provas de ter sete vidas. Sendo um bom treinador, ele é também um tipo desenrascado, uma espécie de McGyver que (remendo aqui, jeitinho ali) tem conseguido dar a volta às situações mais complicadas. Até por isso parece-me prematuramente este clima de impaciência e desagrado em torno da equipa que, repito, ganhou 12 das últimas 16 competições domésticas. O hábito de ganhar não se perde num mês e meio. Veremos o que o jogo de logo trás. O Braga é um adversário que o Benfica costuma derrotar com facilidade na Luz.
(...)"

André Pipa, in A Bola

2 comentários:

  1. Pois devias ter esperado por este jogo antes de escrever isto...

    ResponderEliminar
  2. e a "onda de lesoes que ninguém consegue explicar" porque nao analisam as constantes agressões e faltas assinaladas e muitas nao assinaladas que sao para cartao amarelo e mesmo até vermelho e que vao sendo assobiadas para o lado alem de arbitragens manhosas como ainda ontem com o Braga foi mais que descaradas assim como faltas idênticas a entrada da área que para o SLB nao sao assinaladas mas o sao para as equipas adversarias ainda ontem nenhuma foi assinalada durante os 90 min. e dou o exemplo logo na 1° parte quando o Kroni ficou no chao perto da area do Braga e a falta nao foi assinalada. Parece que o jantar do brilhantina com 2 dragartos no Ganbinous e as visitas de coação aos arbitros na Maia e do PdC a cidade do futebol esta a produzir efeitos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!