Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Champions 2017/18

Grupo A:
Manchester United
Basileia
CSKA Moscovo


10 Set: Benfica - Portimonense - Sábado
12 Set: Benfica - CSKA - Terça-feira
17 Set: Boavista - Benfica

24 Set: Benfica - Paços Ferreira
27 Set: Basileia - Benfica - Quarta-feira
01 Out: Marítimo - Benfica - Domingo

15 Out: Taça de Portugal
18 Out: Benfica - Man. United - Quarta-feira
22 Out: Desp. Aves - Benfica
25 Out: Taça da Liga
29 Out: Benfica - Feirense
31 Out: Man. United - Benfica - Terça-feira
05 Nov: V. Guimarães - Benfica - Domingo

17 Nov: Taça de Portugal
22 Nov: CSKA - Benfica - Quarta-feira
26 Nov: Benfica - V. Setúbal
29 Nov: Taça da Liga
3 Dez: Corruptos - Benfica
5 Dez: Benfica - Basileia - Terça-feira
10 Dez: Benfica - Estoril Praia
13 Dez: Taça de Portugal

Ao contrário do que pode parecer o Sorteio foi madrasto!!! Mais do que os nossos adversários o Calendário 'encaixou' muito mal no Calendário interno! Aliás, já esperava que assim fosse! Cada vez tenho a convicção mais forte que o 'sorteio' da Liga, foi 'encomendado'!!! Feito, para lixar o Benfica...
Com as datas da Taça da Liga e da Taça de Portugal pelo meio, tudo justificado pelo termino prematuro da Liga, devido ao Mundial no final da época, vamos ter uma 1.ª metade da época terrível...

Em relação aos nossos adversários, 'repetimos' praticamente o nosso grupo de 2011/12 !!! Só 'trocámos' o Otelul pelo CSKA:
- No Pote 2 não havia muito por onde escolher, calhou o Man United! Ao contrário de alguns Benfiquistas, não queria o Sevilha, além de financeiramente ser um 'mau' adversário, desportivamente é tão complicado como os outros!!!
Com Matic e Lindelof de 'regresso' (também 'gostava' que o Rojo jogasse...!!!) à Luz, vamos defrontar um adversário que aposta tudo na capacidade física!!! Muito dinheiro para comprar jogadores... que individualmente podem disfarçar as insuficiências colectivas!!! Pessoalmente julgo que a equipa de Mourinho é pouco inteligente a jogar, principalmente a defender (vários jogadores com IQ futebolistico baixo...),  e daí a inadaptação do Lindelof (!!!), mas compensa tudo, com muita força e muita velocidade... Sem reforços para a nossa defesa, será muito complicado jogar contra o Man United! E como é óbvio já sabemos como o Mourinho vai tentar anular o Benfica: marcação individual ao Pizzi, a dar forte e feio...!!!
- No Pote 3, o Basileia era um dos meus preferidos (juntamente com o Anderlecht). Viagem relativamente curta, muitos Benfiquistas presentes, e desportivamente uma equipa ao nosso alcance... Era importantíssimo evitar Nápoles, Tottenham, Roma e Liverpool... e evitar as viagens a Atenas ou a Istambul.
O Basileia tem uma boa equipa, habituada a ganhar internamente, alguns jogadores interessantes (contratou o Van Wolfswinkel!!! E já estava o Janko...!!!), mas temos tudo, para na última jornada na Luz, em caso de necessidade, carimbar a passagem aos Oitavos!
- No Pote 4, 'pior' que o CSKA só mesmo o Leipzig!!! Além da questão desportiva, ainda temos a viagem a Moscovo!!! O CSKA parece-me mais fraco do que o ano passado... mas é uma equipa com jogadores experientes... Muito cuidado para a 1.ª jornada na Luz: as equipas Russas por norma entram na Champions fortes, ainda me recordo daquela derrota com o Zenit na Luz, que nos complicou toda a participação nessa época...!!!

Em relação ao 'tal' Calendário muitos problemas:
- Logo na 2.ª jornada da Champions, jogamos na Suíça na Quarta-feira, e vamos ao Funchal no Domingo! O jogo tem que ser no Domingo, não pode ser adiado, porque logo a seguir temos jogos das Selecções! E com a eliminação do Marítimo hoje na Liga Europa, vamos defrontar uma equipa 'descansada', e com uma estratégia defensiva 'manhosa', tal como aconteceu o ano passado...
- A sequência 3.ª e 4.ª jornada, da Champions vai ser uma complicação! Vai começar com a Taça de Portugal, provavelmente o Benfica vai antecipar o jogo para Sexta ou mesmo Quinta, abdicando dos jogadores Internacionais (vai depender do Sorteio)! Depois temos o Man United na Luz, à Quarta, e vamos à Vila das Aves ao Domingo, já que a meio da semana vamos ter a 1.ª jornada da Taça da Liga (provavelmente com uma rotação completa...!!!). Na jornada seguinte do Campeonato, recebemos o bem treinado Feirense, no Sábado (se calhar numa Sexta... adivinhando a tal rotação na Quarta anterior na Taça da Liga, porque na Terça seguinte jogamos em Old Trafford... Tudo isto vai terminar, no Domingo seguinte (espero que seja mesmo Domingo) em Guimarães!!!
- A sequência da 5.ª e 6.ª jornada, será mais uma 'complicação'!!! Provavelmente uma complicação ainda maior: porque pelo meio vamos ter um Corruptos-Benfica!!!
Tudo vai começar novamente com a Taça de Portugal, dependendo do Sorteio se calhar o jogo será novamente antecipado, com o Benfica a 'abdicar' dos Internacionais... Porque logo a seguir, vamos a Moscovo na Quarta-feira... O regresso do 'frio' será com o complicadíssimo Setúbal na Luz (equipa chata...), provavelmente Domingo, porque na Quarta seguinte, temos a 2.ª jornada da Taça da Liga. Suspeito que este jogo da Taça da Liga vai ser adiado para a altura do Natal!!! É que o Corruptos-Benfica, deverá ser jogado na Sexta-feira, porque na semana seguinte as duas equipas vão ter a 6.ª jornada e provavelmente decisiva da Champions!!!
Resumindo, uma enorme complicação, com o Benfica a jogar fora de casa, após 5 das 6 jornadas da Champions (exactamente o inverso dos Lagartos)! Repito: 'encomenda'!!!

Grupo B
Bayern Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Anderlecht (Bélgica)
Celtic (Escócia)

Grupo C 
Chelsea (Inglaterra)
Atlético Madrid (Espanha)
Roma (Itália)
Qarabag (Azerbaijão)

Grupo D
Juventus (Itália)
Barcelona (Espanha)
Olympiacos (Grécia)
Sporting

Grupo E
Spartak Moscovo (Rússia)
Sevilha (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
Maribor (Eslovénia)

Grupo F
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Manchester City (Inglaterra)
Nápoles (Itália)
Feyenoord (Holanda)

Grupo G 
Monaco (França)
FC Porto
Besiktas (Turquia)
RB Leipzig (Alemanha)

Grupo H
Real Madrid (Espanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Tottenham (Inglaterra)
Apoel Nicósia (Chipre)

A Champions está cada vez mais previsível. As equipas que chegam às fases adiantadas, são quase sempre as mesmas! As minhas dúvidas este ano, estão directamente ligadas com o 'dinheiro': será que PSG ou Man City vão finalmente intrometer-se na 'luta'?!!!
No Grupo B, temos um grupo típico, com duas equipas fortíssimas (Bayern, PSG) e duas equipas que vão 'lutar' pela 'despromoção' para a Liga Europa! Aposto no 1.º lugar do PSG e no 3.º lugar do Anderlecht (mesmo com o péssimo terrível de época dos Belgas no campeonato).
No Grupo C, a Roma vai tentar intrometer-se no Chelsea e no Atlético de Madrid, mas muito provavelmente os Italianos vão parar à Liga Europa...!!!
No Grupo D. mais um grupo típico, Juventus e Barça muito fortes (mesmo com todos os 'problemas' em Barcelona) e os Lagartos a lutarem com o Olympiakos pelo 3.º lugar. Dou algum favoritismo aos Lagartos, porque os Gregos baixaram muito o seu nível competitivo nas últimas 2 épocas!
No Grupo E, Sevilha e Liverpool vão passar... com o Spartak e o Maribor a lutar pelo 3.º!
No Grupo F, Man City e Nápoles são os favoritos, o Paulo Fonseca com o Shakhtar vai jogar 'bonito' mas vai falhar na hora decisiva... e vai acabar a lutar pela Liga Europa com o Feyennord!
No Grupo G, os Corruptos voltaram a ter 'sorte', mas não tanta 'sorte' como o ano passado!!! Também era difícil...!!! Para mim o Leipzig, mesmo sem 'experiência' vão ganhar o grupo, com o Mónaco a ser uma incógnita completa depois de todas as 'vendas'! Suspeito que o Leo Jardim internamente vai conseguir manter bons resultados internamente, mas na Champions vai ser complicado... Os Turcos parece-me que estão mais fracos do que o ano passado, mas nos jogos em Istambul vão complicar... Resumindo, parece-me o grupo mais 'equilibrado' com as 4 equipas, a poderem terminar nas 4 posições!!!
No Grupo H, 3 equipas fortes, mas com o favoritismo para os habituais Real e Borussia (mesmo com o habitual Real mais relaxado na fase de grupos), a falta de experiência/ingenuidade do Tottenham deverá ser fatal...!!!

2 comentários:

  1. O nosso calendário não me parece nem melhor nem pior que o dos outros clubes portugueses... E é bem melhor que o do Man Utd que terá de jogar contra três candidatos ao título nas semanas dos jogos com o glorioso. E é bem provável que façam poupanças principalmente se ganharem os primeiros dois jogos.

    Acho que foi o melhor sorteio dos últimos anos e só tenho pena de termos de jogar na Rússia em pleno inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema com o calendário, é o impacto da Champions na Liga... o impacto da Liga na Champions não é importante...
      E sim, o Man United, como todas as outras Inglesas tem sempre problemas de gestão de plantel na Europa...
      Agora, internamente, só com o Guimarães temos alguma vantagem, porque os Vitós vão jogar Quinta-feira na Liga Europa, e nós jogamos Terça em Manchester... mas de resto, no Bessa, nos Barreiros e nas Aves estamos sempre em desvantagem... e ainda com o Setúbal e o Estoril na Luz.

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!