Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Silêncio ou protesto?

"Nos últimos dias assistimos a vários episódios, futebolísticos e extra-futebolísticos, que mereciam comentário e análise profunda. A discriminação, seja racial, sexual, religiosa ou de qualquer outra forma que não respeite os mais elementares direitos humanos, deve ser denunciada e condenada. Trata-se de Charlottesville, com radicalismos que não deveriam ter cobertura presidencial, ou do poder absoluto em alguns Estados, da Coreia do Norte à Venezuela, passando por muitos outros, sem condenação efectiva pelos Estados democráticos. Também o terrorismo, agora em Barcelona, mas efectivamente em todo o Mundo, não pode ter solução se não se entender que esta tem que ser encontrada nos Países de origem.
Contudo, em Portugal, a semana foi interessante, e não falo do VAR. O destaque político vai para a revelação pública das preferências sexuais feita pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa em entrevista ao DN. Foi a primeira vez, que me lembre, que uma mulher política assumiu a sua homossexualidade. Não tinha que o fazer, mas ao fazê-lo deu um passo importante para a mudança de mentalidades.
No futebol, quero destacar dois processos. Jorge Sousa e Vasco Seabra. Ambos por palavras proferidas. Um durante o jogo, outro no pós jogo. Entendo os dois, e penso que a maioria dos profissionais de futebol também entende. Julgar fora do contexto é muito fácil. Viver aqueles momentos é muito difícil. A reacção a palavras que nos são dirigidas ou a uma faixa inexistente que nos penaliza fortemente, é algo que já nos aconteceu a todos. A verdade é que ninguém quer saber do que se passou antes para nos penalizar pela reacção.
Que ninguém se ria, porque com tanta tecnologia em redor do terreno de jogo somos todos candidatos a sermos apanhados um dia destes na malha da «reacção espontânea». Se o silêncio não é a solução, o protesto tem que ser pensado."

José Couceiro, in A Bola

1 comentário:

  1. José Couceiro , verdadeiro ARTISTA na arte dos contra-fogos . Com que então , este homem do Futebol , (tem um pequeníssimo currículo de êxitos como treinador, note-se...) , não se pronuncia sobre... : O artigo do New York Times que fala de sobrinho e do sporting, a respeito de lavagem de dinheiro ; o "desfilar" sem descontinuar , das imagens TV sobre o Eliseu, num autêntico e vergonhoso linchamento mediático que não se vê em mais lado nenhum senão em Portugal; a canalhice que o sporting armou ao árbitro Jorge de Sousa...etc., etc., etc ! FIEL ao fcp , onde treinou SEM SUCESSO e candidato putativo , seja à Direção ou ao lugar de Treinador no sporting , este pudor demonstrado , não abona nada a seu favor em matéria de jornalista comentador desportivo . Para quando (mais...) uma crónica a "desancar" no Benfica ???

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!