Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Uma coisa que Orwell escreveu...

"George Orwell (103/1950) celebrado autor de obras como O Triunfo dos Porcos e 1984, tinha uma visão pouco romântica do futebol. «O futebol», escreveu, «não tem nada a ver com fair play. Está ligado ao ódio, ao ciume, à jactância, ao desrespeito de todas as regras e ao prazer sádico em testemunhar a violência. Por outras palavras, é como a guerra, mas sem tiros...»
Olhando para o clima instalado no futebol português de há uns tempos a esta parte, não haverá quem não se sinta tentado a rever-se na visão catastrófica de Orwell, criador da frase «Todos são iguais mas uns são mais iguais que outros».
Porém, esquecendo muito do que foi dito e feito nas horas mais negras, agarremo-nos, qual naufrago a um destroço em plena tempestade., a alguns pingos de esperança caídos dos discursos mais recentes dos nossos principais clubes. É que, perante a estupidez e a boçalidade de alguns energúmenos membros de claques, que conspurcaram as cores que dizem defender, FC Porto, Benfica e Sporting não só de demarcaram como ainda tiveram abordagens pedagógicas que sós os engrandeceram e devolveram as massas adeptas aos carros da normalidade do desporto.
O futebol que não está condenado à visão Orwelliana acima transcrita, só tem razão de ser, contudo, enquanto elemento de aproximação, na diferença, de cores, raças, credos, classes sociais, estratos económicos e ideologias. E foi nesse sentido positivo que foram tomadas, pelos nossos clubes, posições que isolaram aqueles em quem Orweell pensou quando escreveu o que escreveu..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Muito sinceramente, não li nenhum comunicado do Sporting a demarcar-se dos cânticos da sua claque legalizada!!! Não sei onde o Delgado foi buscar essa ideia...
E já agora, a 'demarcação' oficial dos Corruptos, deu-se 2 dias depois, e limitou-se a pedir desculpa ao Chapecoense... ignorando o Benfica, e não condenando as ofensas em geral!!!!
Portanto, se calhar o Orwell tem mesmo razão...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!