Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de maio de 2016

Trapalhada na gestão

"Norton de Matos também se sentiu na necessidade fazer opções, mas, ao contrário de Nelo Vingada, explicou-as. O treinador maritimista pensou, e decidiu, de outra forma.

Nelo Vingada engendrou uma trapalhada sem se dar conta das consequências que dela poderiam advir, principalmente nesta fase da época em que, embora correndo atrás de objectivos diversos, todos os clubes queimam os últimos cartuchos na esperança de alcançá-los. É evidente que não está em causa a honorabilidade do treinador, nem pode estar nunca, por ser quem é, uma pessoa de valiosa carreira, com longa experiência e imenso conhecimento, mas não restam dúvidas de que ao anunciar a política de gestão de plantel para enfrentar o bloco de dois jogos (Estoril-Benfica) deveria saber, ou no mínimo suspeitar, que tanta ousadia iria suscitar dúvida e discussão, como aconteceu.
Os treinadores, regra geral, gostam pouco de ser questionados sobre as decisões que tomam, recusando-se aos devidos esclarecimentos. O que só complica...

Em concreto, entendeu Nelo Vingada que devia prescindir de alguns habituais titulares no encontro da 32.ª jornada, no campo do Estoril, por estarem em risco de exclusão. Assim sendo, abdicou de João Diogo, Alex Soares e Edgar Costa, reservando-os para o jogo seguinte, frente ao Benfica. Estes três elementos foram titulares no domingo à noite, nos Barreiros, mas nenhuma melhoria significativa na produção do colectivo se observou: saiu derrotado nos dois casos. Ou seja, o Marítimo, que, é o 12.º-, com 35 pontos, poupou com o Estoril (8.º) e investiu frente ao Benfica (1.º) e corre o risco de ter de pagar a factura em Moreira de Cónegos (14.º).
A criteriosa gestão provocou incómodos ao autor, como ele próprio confessou, e prejuízos ao clube que representa: perdeu o jogo com o Estoril, perdeu o jogo com o Benfica e perdeu meia equipa para o jogo com o Moreirense referente à última jornada... Gerir assim não se recomenda.
Norton de Matos também se sentiu na necessidade de fazer opções, mas, ao contrário de Nelo Vingada, explicou-as: poupou na visita a Alvalade, por não interessar ao União o campeonato do título e concentrou todas as tropas no fim de semana seguinte com a Académica, a quem precisava ganhar para sobreviver no campeonato da manutenção. Foi prudente e teve êxito nessa operação.

O treinador maritimista, no entanto, pensou, e decidiu, de outra forma. Também não faz parte do campeonato do título, mas talvez não tenha resistido à tentação de interferir nele para ficar na história. Não era preciso, porque já faz parte da história devido ao seu iniludível contributo na construção dos alicerces que permitiram projectar o futebol português no estrangeiro a partir da base. De aí, a inutilidade desta tentativa falhada em subir ao palco das estrelas, na medida em que a modesta classificação do emblema madeirense, além de exigir desempenho mais de harmonia com as suas ambições, colide com a relevante obra desportiva e social que o presidente Carlos Pereira tem erguido em benefício do clube e da comunidade, obra essa que faz do Marítimo um caso de referência em Portugal.

Vítor Oliveira é merecedor de admiração e respeito, pelo valor do trabalho realizado, pela relevância dos resultados e pela independência com que sempre procurou impor-se em meio nada fácil. Não é o facto de se ter transformado num especialista em promover equipas, mas sim a competência com que o faz e a simplicidade que nunca o abandona mesmo nos momentos de comemoração, como agora se verificou com o Desportivo de Chaves, que recoloca Trás-os-Montes no mapa da principal Liga portuguesa.
Com esta, foi a nona subida à primeira Divisão que teve a assinatura de Vítor Oliveira e a quarta consecutiva: Arouca, em 2013; Moreirense, em 2014; União, em 2015; Chaves, em 2016. Currículo admirável, também ele único em Portugal e se calhar no Mundo."

Fernando Guerra, in A Bola

3 comentários:

  1. Sr. Fernando Guerra , é precisamente por n.vingada ser que é , ( ou que jà foi...),que as frases por ele pronunciadas :( "...estou a preparar a prôxima época...???" e ... " não é por ser contra o Benfica ...???" afirmações/explicações, diga-se de passagem , que ninguém do Benfica lhe pediu . Então no fim do jogo , depois de criticar deselegantemente a "falta de beleza nas jogadas do Benfica..." (ele que com 11 jogadores não jogou 'puto' e perdeu contra os 10 do Benfica,note-se...) teve o descuido , sô pode ser, de dizer que com ele , pessoalmente ..." ninguém tinha falado...!!! Deixando pairar a ideia que esse... "NINGUEM", terà talvez falado com outros ?! Quem sabe...
    Em todo o caso ele não estava mesmo nada "à vontade" durante a conferência de imprensa apôs o jogo . Curioso , ou não ?????

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!