Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de maio de 2016

Lisboa em festa... e mais uma taça para o Benfica!

"No mês dos Santos Populares, de Camões e de Portugal, o Benfica honrou a cidade com uma brilhante vitória.


Lisboa amanhecer em festa a 8 de Junho de 1013. Ao toque de alvorada, ouviam-se foguetes enquanto as bandas filarmónicas desfilavam pelas ruas, a marcar o início das Festas de Lisboa. Foram oito dias de grande animação, com vários eventos revestidos de grande imponência, numa época em que a jovem República procurava afirmar-se. Contou com paradas militares, cortejos, corridas de touros, cânticos regionais, espectáculos musicais e concursos florais. Os eventos desportivos fizeram também sensação e o futebol, cada vez mais popular na capital, não foi esquecido. Um programa soberbo, decorado com iluminações e fogo-de-artifício!
Porém, o brilhantismo das festas foi perturbado por um atentado. No momento em que o cortejo em honra do poeta Luís de Camões passava a Rua do Carmo, um grupo de operários com uma bandeira negra onde se lia 'Pão ou trabalho' tentou integrar-se no cortejo, que a polícia tentou impedir. A certo momento, ouviu-se uma enorme explosão de uma bomba! Os primeiros momentos foram de pânico, mas pouco depois transportaram-se os feridos para o hospital e a Rua do Carmo voltou ao normal, com os eléctricos e seguirem repletos de passageiros para a festa da aviação no Campo Grande.

Tal incidente não afectou o torneio de futebol, que decorreu sem sobressaltos. Organizados pela Associação de Futebol de Lisboa, contou com a vinda, pela primeira vez, de um misto do Porto e outro de Portalegre, tendo como anfitriões os clubes lisboetas Benfica, Império e Lisboa FC. 'Um dos números mais interessantes das festas' foi disputado em eliminatórias durante três dias - 8, 11 e 12 de Junho - e levou numerosas assistências aos campos desportivos da cidade.
Na véspera de Santo António, realizou-se a final entre o Benfica e o Lisboa FC. O Benfica, que até então, derrotara o Misto do Porto (2-0) e o Império (8-0), repetiu uma brilhante exibição vencendo por 1-0. Honrou, desta forma, o título de bicampeão de Lisboa, recentemente obtido, e conquistou o lindíssimo troféu em disputa, que recebeu o nome da festividade e do poeta Luís Camões.
A Taça Festas da Cidade de Lisboa pode ser vista na área 9. Outras conquistas do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!