Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Portugal a andar na linha da frente

"Portugal pode acolher testes para a implementação do vídeo-árbitro, eis uma notícia interessante, que decorre de uma reunião do International Board, na passada sexta-feira, em Londres, com as federações e ligas interessadas em testar esta nova tecnologia. Segundo fonte oficial, «a FPF ficou integrada no grupo de estudo, tendo a possibilidade de vir a acolher testes».
Devagar e muito a custo, o futebol lá vai tentando acertar o passo com a modernidade, confirmado, de forma pacífica,o sucesso do recurso à tecnologia no râguebi, no futebol americano, no ténis ou no basquetebol.
Porém, o debate sobre o âmbito de aplicação do recurso ao vídeo ainda vai no adro. A discricionariedade do árbitro deve ser mantida e o auxílio, creio, deverá surgir em matérias disciplinares que tenham escapado à sua observação direta, ou nos casos mecânicos: a bola entrou ou não na baliza ou a falta foi dentro ou fora da área?
Anteontem, em Madrid, ocorreu uma situação que ilustra na perfeição o que pode (e deve) ser a intervenção do vídeo-árbitro no futebol. Já em período de compensação, Gabi, do Atlético de Madrid, jogou a bola com a mão e Nicola Rizzoli assinalou livre directo para o Barcelona fora da área de rigor. Porém, porque nem ele, nem o árbitro de baliza, nem o árbitro assistente, estavam em posição para aferir, sem sombra de dúvida, se a mão tinha sido dentro ou fora da grande área, faltou-lhes o auxílio do vídeo-árbitro para que fosse tomada a decisão certa, no caso um penalty para os blaugrana. É bom ver Portugal na linha da frente do progresso e da inovação. Com o futebol como ponta de lança..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Portugal deve der o melhor país para testar o vídeo-árbitro!!!
Se os expert's semanalmente nunca estão todos de acordo sobre os Casos polémicos (além dos lances omitidos pelas televisões), então se o vídeo-árbitro funcionar bem em Portugal, funcionará seguramente em todos os outros países...!!!
Já agora em relação ao Atlético-Barça, como seriam os outros lances polémicos: penalty a favor do Atlético...; cartões... etc...; ou o video-árbitro seria somente usado nos últimos a favor do Barça?!

2 comentários:

  1. Eu pessoalmente acho que nao vai dar em nada.

    ResponderEliminar
  2. Implementação de algumas tecnologias...sim...agora videoVascos, paragens para consultar imagens(quem pede a paragem e quando e quantas? sempre k se queixar? ai os jogos no alvalixo!!)quem tem a ultima decisão? O octávio? o Inácio em novas funções? O arbitro vai assinalar falta e se estiver errado, onde recomeça o jogo?os outros vão dar parecer sobre todas as faltas? afinal quem é o arbitro o video ou o do apito (k vai deixar de apitar, pois, fica á espera das imagens)!!! O tempo de desconto com as paragens é descontado? E se o jogo é interrompido por o árbitro não marcar e a decisão for a correta quem fica com a bola e quem beneficiou?Bom por mim podem fazer isso e muito mais mas por favor não lhe chamem futebol.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!