Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2016

A alma!

"Mais do que por aquilo que fez nestes quartos de final, pode o Benfics orgulhar-se da atitude que teve nesta Champions.

Nos últimos dez anos esta foi a terceira vez que o Benfica chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, num século em que mais do que nunca vem dominando o poder do dinheiro e portanto tem sido cada vez mais difícil ver brilhar na Champions uma equipa de um país pequeno como Portugal. Nesses dez anos, e nessas três vezes, o Benfica acabou eliminado pelo Barcelona (o Benfica de Koeman, em 2006), pelo Chelsea (o Benfica de Jorge Jesus, em 2012) e, agora, pelo Bayern de Munique (o Benfica de Rui Vitória, neste ano da graça de 2016). Foi a águia, como se vê, sempre abatida por um tubarão da Europa. E sempre abatida dando luta e nunca perdendo a identidade ou a dignidade como equipa. Foi o que voltou a acontecer neste confronto com os alemães de Pep Guardiola, provavelmente o melhor treinador do mundo na actualidade
 E aconteceu com um Benfica que no final do jogo de quarta-feira na Luz tinha na equipa jogadores como Ederson (22 anos), Lindelof (21) Renato Sanches (18) Talisca (22), Gonçalo Guedes (19) e Jovic (18) - metade de uma equipa de sub-23 - já para não falar de Nélson Semedo (22 anos), que ficou no banco. Demasiados jovens para um jogo mais consistente - veja-se como sofreu o Benfica o primeiro golo na quarta-feira... - mas jovens o suficiente para criar ainda mais química com os adeptos e para que os adeptos creiam ainda mais no futuro.
Sim, mais do que por aquilo que fez nestes quartos de final deve o Benfica orgulhar-se do que fez esta época na Liga dos Campeões, com toda a felicidade com que foi superando obstáculos (muitas vezes jogando francamente menos do que se esperaria mas com muito mais alma do que muitos poderiam prever... ) e com a determinação de uma equipa que tem vindo a revelar-se tão unida, coesa e solidária, que surpreende, pelos vistos, até os próprios benfiquistas.
Coloca-se, porém, agora a questão: terá este Benfica pedalada para enfrentar as próximas cinco finais do campeonato sem escorregar? Em rigor, ninguém o pode realmente saber.
O que se sabe é que se conseguiu chegar onde já chegou muitas vezes sem Gaitán, às vezes sem Jonas ou Mitroglou, outras sem Fejsa ou Samaris, ainda sem Júlio César ou Luisão (será que alguma vez estes dois últimos voltarão a ser titulares na águia?...), e muito tempo sem Salvio ou Lisandro López, então é de crer que a alma do Benfica esteja preparada para continuar a travar intensa e emocionante luta até final com este fantástico Sporting, que em oito ou nove meses o notável artesão do futebol que é Jorge Jesus conseguiu tornar numa equipa verdadeiramente temível e verdadeiramente candidata ao título de campeão que lhe escapa desde... 2002.

O SC Braga deixa a Liga Europa com pesada derrota. Mas o futebol, como todos bem sabemos, tem coisas tramadas. O árbitro ignorou um penalty sobre Hassan - ainda com zero-zero - e não ignorou um de Matheus, que abriu caminho à queda minhota. Um dos seus auxiliares viria entretanto a ignorar um fora de jogo no 2.º golo do Shakhtar, tornando inevitável a queda dos portugueses. Decisões mais do que suficientes para atirar a equipa de Paulo Fonseca borda fora da Liga Europa. Se juntarmos a isso a extrema infelicidade do jovem Ricardo Ferreira está explicada em parte a goleada na Ucrânia. O Shakhtar é mais forte do que o SC Braga? É! E o SC Braga devia estrategicamente ter entendido isso. Ainda assim, a verdade é que não me parece que o Shakhtar tenha justificado tão grande diferença de resultado na eliminatória É o outro lado ingrato.

Johan Cruyff morreu e o Barcelona não voltou a ganhar. Já se fala em Espanha na maldição de Cruyff, porque os espanhóis são exactamente aqueles que dizem yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay... e o futebol, como também se sabe é pródigo a encontrar na superstição e no misticismo a explicação para o insucesso.
A verdade é que o Atlético de Madrid mostrou neste confronto da Champions com o Barcelona ser, talvez, a única equipa capaz atualmente de sufocar, travar e impedir aquela que ainda é para a maioria a melhor equipa do futebol mundial. É a segunda vez nos últimos dois anos que o Atlético de Madrid elimina o Barcelona nos quartos de final da prova. Nenhuma outra equipa conseguiu fazê-lo.
Porque só o Atlético tem alma para isso!
A alma que Diego Simeone, o treinador, sempre transmitiu à equipa.
A alma que uma das melhores aficions do mundo sempre passou ao clube.
A alma que o espírito de Vicente Calderón - antigo presidente do clube - deixou no estádio que construiu, um dos mais invulgares e carismáticos do futebol europeu.
Não sei se o Barcelona está a perder gás por qualquer maldição de Cruyff.
Talvez seja pelo fim da ligação da equipa com Luis Enrique.
E talvez o fim dessa ligação venha a tornar-se ainda mais dramática se o Barcelona vier a perder, também, a Liga espanhola, como aliás aconteceu também há dois anos, ganha então pelo... Atlético de Madrid. Se o cenário vier a repetir-se, quem sabe se Diego Simeone, esse inigualável guerreiro à moda antiga deste futebol dos tempos modernos, não será o próximo treinador do... Barcelona?!
Com Messi, Suarez e Neymar, seria mais ou menos como juntar a fome com a vontade de comer.
Mas enquanto isso não se confirma, e apesar de considerar este Atlético de Madrid de novo fortíssimo candidato a chegar à final da Champions, a verdade é que um português volta a merecer tocar o céu. Cristiano Ronaldo pode ter o seu estilo e a sua personalidade, e pode gostar-se ou não desse estilo e dessa personalidade. Mas deve reconhecer-se que nunca foi um rapaz politicamente correto e muito o admiro por isso também - e nunca deixou de lutar como ninguém por ser o melhor de todos. E isso é igualmente admirável.
Se Ronaldo vier a vencer, como desejo, esta Champions, vão impedi-lo de ganhar mais uma Bola de Ouro? Não me façam rir!"

João Bonzinho, in A Bola

PS: O Braga ontem foi prejudicado... como tinha sido beneficiado na Pedreira; tal como tinha sido pornograficamente beneficiado no jogo com o Fener...; mesmo assim o cronista lamentou-se do penalty de ontem...!!!
Já o Benfica foi sempre prejudicado, nos dois jogos com o Bayern... tal como em 2012 com o Chelsea, tal como na Luz em 2006 com o Barça... mas estes casos já não são dignos de referência!!!

3 comentários:

  1. E...vamos ver se o BENFICA tem pedalada para as 5 finais e tal e coiso...
    coiso e tal...contra este fantástico Sporting, que em oito ou nove meses o notável artesão do futebol que é Jorge Jesus (SE ESTE É ARTESÃO O K SERÁ O OUTRO?)conseguiu tornar numa equipa verdadeiramente temível e verdadeiramente ...coiso e tal

    Será mais do mesmo? "Ñaanncredito"

    ResponderEliminar
  2. Contra tudo e contra todos Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mesmo a fazer uma espécie de elogio conseguem disfarçar a azia, tiveram todos de guardar os textos e crónicas afiadas de graçolas e facadas k tinham preparado desde a fase de grupos e k aprofundaram e retocaram quando o Bayer saiu em sortes ao GLORIOSO mas...O BENFICA É TÃO GRANDE, coitadinhos dos carneirinhos!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!