Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de março de 2014

Qual é a dúvida?

"Num mundo ingrato, peço apenas que me façam uma justiça. Essa que tem muitos anos, não apenas os mais recentes. E qual é? A minha ligação estreita àquela que reputo a tribo do futebol. Quem inclui? Jogadores e treinadores. Do Benfica? Do Benfica, do Sporting , do FC Porto, de outros emblemas, de muitos emblemas.
Qual a razão da pergunta? Simples, tão simples, mesmo simples. Não conheço nenhum profissional da bola que não considere o Benfica a equipa que melhor futebol pratica em Portugal na paisagem da actualidade. Esse entendimento comummente aceite, no país e fora dele, desmente a tese do menor valimento do avanço encarnado no Campeonato por razões extrafutebol. Que razões? Favorecimentos das equipas de arbitragem? Não há maior dislate, maior atoarda. Só o presidente do Sporting, porventura secundado por alguns antibenfiquista primários, assume e desenvolve a tese. Caí no ridículo, protagoniza o quixotesco.
O Benfica, na Liga nacional tem feito uma demonstração inequívoca de superioridade a todos os níveis. Cultiva, nas palavras, a humildade. Cultiva, na função, a maioridade. Tem valido mais, muito mais do que os antagonistas. Merece a vantagem folgada que usufrui.
Como vai ser até ao termo da competição? Como até agora, seguramente. Há mais vermelho, muito mais vermelho nos recintos nacionais. Mas também há vermelho, vermelho de raiva, nos nossos oponentes. O trilho está traçado. A festa mais próxima. Só depende da nossa proficiência, da nossa prédica. No campo e fora dele. Uma certeza? Há um grande Benfica no campo, não há menor Benfica fora dele."

João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!