Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A propósito de titulos

"Alguma confusão tem sido difundida na Imprensa e nos outros meios de comunicação acerca do número de títulos dos principais clubes portugueses.
O Sporting e o Benfica, enquanto tiveram e seus períodos de hegemonia e ganharam regularmente os Campeonatos Nacionais e as Taças de Portugal, não disputavam a Supertaça e por isso não somam estes títulos de um só jogo, ao seu palmarés.
Os títulos que realmente têm real e indiscutível importância e relevo são as competições a que atrás fiz referência.
E aí o Sport Lisboa e Benfica tem no seu activo trinta e dois Campeonatos Nacionais e vinte e sete Taças de Portugal. Quantas Supertaças o Benfica teria ganho se naquelas épocas fizessem parte do Calendário Oficial?
De facto, as retorcidas estatísticas que nos colocam atrás do FCP, não têm em conta o valor indiscutivelmente diferente dos títulos, nem as circunstâncias em que eram ou não foram disputados.
A nível internacional também há hoje competições que não se disputavam nos anos 60. O Benfica tem duas Taças dos Clubes Campeões Europeus e o FCP duas Ligas dos Campeões. O Benfica uma Taça Latina e o Porto duas Taças UEFA. O nosso rival do Norte tem a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. Mas o Sport Lisboa e Benfica participou em mais cinco finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus e numa final da Taça UEFA.
Devemos, ou não, ignorar estes registos?
Habituado a classificar 'cuuículos', na minha opinião o nosso Clube ainda vai muito à frente e espero e acredito que estamos no bom caminho para, no Futebol profissional, na Formação e nas modalidades, erguemos bem alto o nome do Benfica com a conquista dos títulos, muitos títulos, sempre conquistados com verdade e com respeito pelos nossos adversários."

José Appleton, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!