Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cardozo até ao fim

"Um dos aspectos em que a gestão do Futebol benfiquista mais tem melhorado é, como se diz aqui ao lado, o da manutenção de uma identidade no plantel e na equipa. O mesmo treinador (com virtudes e defeitos, mas seguramente melhor, ou mesmo muito melhor, do que qualquer outro no campeonato português), e uma espinha dorsal mais ou menos constante (Maxi, Luisão, Javi, Aimar e Cardozo), têm permitido melhorar substancialmente a qualidade de jogo apresentada. Só factores externos, e bem conhecidos de todos, impediram a consequente tradução nos títulos que merecíamos.
Exemplo desta política é a forma como os dirigentes encarnados têm resistido a vender Óscar Cardozo, de longe o melhor ponta-de-lança a actuar em Portugal, e máximo goleador do Clube neste Século.
Assobios de sócios porventura menos conhecedores, especulações dos jornais, e até algumas propostas milionárias, não abanaram a convicção (certeira) de que, sem o paraguaio, um buraco se abriria de imediato na equipa. E tapar buracos naquela zona do terreno tem sempre um preço muito elevado. Ou custa muitos milhões, ou custa muitos empates e derrotas, com as perdas de títulos (e consequentes quebras de receitas) que tal significa.
É claro que há um valor para tudo. Estou em crer que uma proposta de 20 milhões seria suficiente para que Tacuara fosse marcar golos para outro lado. Mas, ficando sem ele por menos do que isso, estaríamos a correr um risco desnecessário, pois não seria nada fácil encontrar nos mercados a que temos acesso, alguém capaz de marcar mais de vinte golos por época. Como aqui disse muitas vezes a propósito de Luisão (e também Maxi), há jogadores cujo valor de mercado - quer pelo factor idade, quer por questões relacionadas com o mediatismo, ou com a influência de agentes -, se torna inferior ao peso e importância que têm para e equipa. Aos 29 anos, e 155 golos depois, Cardozo começa a ser um desses casos.
Até ver, parece que se manterá entre nós. E essa é, sem dúvida, uma das melhores notícias do defeso."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!