"O boxe nacional atravessa hoje uma fase de renovação que o projeta muito para além da sua função histórica de intervenção social. Modalidade fundadora dos Jogos Olímpicos, o boxe afirma-se em Portugal como uma referência sólida e inspiradora no panorama desportivo, com um percurso próprio e heterogéneo que se tem vindo a consolidar como um espaço de formação de prática regular e de afirmação competitiva.
A Federação Portuguesa de Boxe, fundada em 1914, tem desenvolvido um trabalho consistente de renovação da modalidade. Nos últimos dois anos, Portugal marcou presença em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e no último apuramento olímpico, destacando a qualidade dos seus clubes, treinadores e atletas. Paralelamente, projetos inovadores e de investigação em parceria com a Universidade de Aveiro sobre o impacto da modalidade no atleta, a aposta no boxe feminino e o boxe adaptado, têm reforçado a inclusão, a diversidade e o impacto social da modalidade.
A admissão de Portugal, a 31 de dezembro de 2025, na World Boxing é mais um reconhecimento internacional do esforço ambicioso do boxe português, que continua a crescer em clubes, praticantes e notoriedade. O grande desafio para o próximo ano passa pelo reconhecimento público e pelo financiamento, essenciais para consolidar este projeto e garantir que o boxe português se afirma de forma sustentável, inclusiva e de excelência."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!