Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

37 anos de excelência e com resultados


"A Federação Portuguesa de Desporto para as Pessoas com Deficiência (FPDD) celebrou, em outubro, 37 anos. Foi fundada em 1991 pelas Associações Nacionais de Desporto para Pessoas com Deficiência – ANDDVIS (Deficiência Visual), ANDDI (Deficiência Intelectual), PCAND (Paralisia Cerebral), LPDS (Deficiência Auditiva) e ANDMOT (Deficiência Motora), extinta – as quais desenvolvem a atividade desportiva da FPDD.
Temos a missão de proporcionar oportunidade de prática desportiva e atividade física a todos ao longo da vida, independentemente da capacidade funcional. Temos mais de 3.800 praticantes inscritos – chegámos a cerca de 1.900 durante a pandemia – com taxa de participação feminina de apenas 30% e pirâmide etária com mais atletas seniores do que menores de 19 anos. Apesar dos constrangimentos, a FPDD contribuiu para que 2025 tivesse muitos sucessos internacionais para o país.
Destacamos no Boccia: três medalhas no Mundial Jovem, um ouro no World Challenger, seis medalhas no Europeu; no Futsal: título europeu para atletas com síndrome de down (SD), título mundial para atletas com deficiência intelectual (DI) e apuramento para o Euro 2026 de futsal para surdos; no Ténis de Mesa: quatro medalhas do Euro SD, três medalhas no Mundial DI; no Goalball: triunfo na divisão B e subida à divisão A do Euro; no Basquetebol: 2.º lugar no Mundial DI; no Judo: sete medalhas no Euro SD; e ainda quatro ouros nos Jogos ParaEuropeus da Juventude.
De salientar o contributo da Liga Portuguesa de Desporto para Surdos na participação e sucesso histórico da Missão aos Jogos Surdolímpicos (seis medalhas)."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!