"1. Não há ninguém em Portugal dos 7 aos 77 anos - e dos 8 aos 88 e dos 9 aos 99 e por aí acima (haja saúde, que é o mais importa!) - que não saiba as regras do desempate dando-se o caso de esta Liga terminar com os grandes rivais de Lisboa exibindo o mesmo número de pontos no topo da tabela classificativa. Sabem as crianças, sabem os adolescentes, sabem os adultos e os mais velhos, toda a gente sabe. Pudera, não se fala noutra coisa. Portanto, não vou insistir nessa matéria. Já toda a gente sabe o que é preciso acontecer, quer para um lado quer para o outro lado. A mim, sinceramente, só me interessa o nosso lado.
2. Assim, por considerações pelos efeitos deste 'massacre das regras' a que todos fomos e continuamos sujeitos - basta isto, basta aquilo, basta aqueloutro... - por essa razão humanitária, não contem comigo para estar aqui a castigar-vos com informação igual à que vos vem sendo fornecida ininterruptamente há semanas e cujo volume agora se agravou exponencialmente porque já só faltam 2 rondas para o fim da caminhada.
3. Reparem como na frase anterior existe um 'ininterruptamente' e um 'exponencialmente', advérbios talhados para o exagero, o que não admira porque um dérbi será sempre um dérbi, um acontecimento exagerado por definição. E este dérbi, que se joga pelo final da tarde do próximo sábado, inclui ingrediente nunca reunido em mais de um século de História desses encontros: qualquer dos emblemas pode sagrar-se oficialmente campeão no fim do jogo.
4. O jornal A Bola elaborou no princípio da semana um trabalho bastante interessante sobre a história dos dérbis... desde que há dérbis. E lança-se a fazer previsões com base nos registos passados que apontam para que o mais provável é... não haver campeão já neste sábado.
5. 'Olhando para os resultados dos 90 Benfica - Sporting para a Liga na casa encarnada, há 44,4% de possibilidades de, no sábado, haver vitória do Sporting ou triunfo do Benfica por mais de 1 golo de diferença. E 55,5% de hipóteses de haver empate ou vitória tangencial das águias, o que levará a decisão para a 34.ª jornada', perspetiva A Bola. Acertará? Não acertará? Veremos.
6. Só temos o opor ao trabalho de A Bola o uso da expressão 'casa encarnada'. Encarnada? Vermelha, se faz favor. O anterior regime já caiu há 51 anos, e com a sua queda caiu proibição de se usar a palavra 'vermelho' em Portugal.
7. Nos 90 dérbis no terreno das águias a contar para o Campeonato registaram-se 49 vitórias do Benfica, 16 do Sporting e 25 empates. Dessas 49 vitórias do Benfica, em nossa casa, sobre o Sporting. 24 foram por 2 ou mais golos de diferença. Este é o 'histórico', como agora se diz. Façamos história, é o que se pede."
Leonor Pinhão, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!