Últimas indefectivações

Bem...
Benfica FM: Temporada 2001/2002
Kanal: 45 minutos - S04E13
Terceiro Anel: Bola ao Centro #118 - De volta aos trabalhos!!!
Nandinho...
🚨 Perguntas que ficam no ar:
Favoritismo aflitivo
5 minutos: Diário...
Terceiro Anel: Diário...
Zero: Tema do Dia - As ideias-chave da entrevista de André Villas-Boas

quarta-feira, 26 de março de 2025

Uma oferta de amizade e reconhecimento


"Nas bodas de ouro do SL Benfica, os clubes portugueses ofereceram-lhe uma águia de granito

O ano de 1954 foi, sem dúvida, o ano da concretização de um sonho para os benfiquistas. No ano em que festejou a suas Bodas de Ouro, o Benfica conseguiu, também, inaugurar o seu estádio. A celeridade com que a obra se concretizou levou mesmo a que a ela se referissem como o 'milagre de Carnide'. Em 8 de Dezembro de 1954, o último dia do festival de inauguração do Estádio da Luz, os benfiquistas davam por encerradas as comemorações do seu cinquentenário. No entanto, para o último ida desse aniversário do Clube estava reservada uma surpresa: a 'Direção do Atlético Clube de Portugal entendeu que o Benfica, no momento mais alto da sua existência, merecia, pelo seu passado do meio século devotado à causa do Desporto'.
Em 27 de Fevereiro de 1955, a encerrar as comemorações do 50.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, foi descerrada, em frente ao portão n.º 1, uma 'formosa e imponente Águias de Granito', esculpida pelo escultor Domingos Soares Branco. A iniciativa foi idealizada pelo Atlético Clube de Portugal, mas rapidamente reuniu o contributo dos clubes portugueses, que, deste modo, quiseram associar-se à comemoração das Bodas de Ouro do Clube.
'Coberta por duas bandeiras, a da Pátria e a do Benfica', a escultura oferecida pelos clubes portugueses ao Benfica, conforme se podia ler na inscrição gravada na placa do pedestal ('Ao Sport Lisboa e Benfica - Homenagem do desporto português (do Minho a Timor) - 1904/1954'), foi descerrada pelo dr. José Pontes, presidente do Comité Olímpico Português, e pelos presidentes do Benfica e do Atlético. A este acto seguiu-se uma 'trovoada de aplausos'. Na cerimónia estiveram presentes várias personalidades: além dos representantes do Comité Olímpico Português, assistiram a este momento representantes de vários clubes, federações e associações.
Ao longo dos anos, a Águia de Granito teve várias localizações, e atualmente localiza-se no átrio de entrada da porta 1-2-3 do Estádio da Luz.
Saiba mais sobre esta e outras esculturas do universo benfiquista na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!