Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de julho de 2024

"A Criança no Benfica"


"No ano internacional da criança, o Benfica realizou um festival dedicado aos mais novos

O ano de 1979 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Criança, para se assinalar o 20.º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança. O Benfica uniu-se a esta causa, realizando o festival 'A Criança no Benfica', no fim de semana de 7 e 8 de julho, no Estádio da Luz. O artista Barata Moura foi o responsável pelo 'inspirado desenho' do símbolo desde evento, que teve como principal organizador o antigo jogador Francisco Calado, que assumiu nesse mês o cargo de presidente da Comissão Central.
A Cidade Desportiva transformou-se num autêntico parque de diversões, em que as crianças podiam praticar livremente várias modalidades - 'futebol, atletismo, andebol, basquetebol, luta, hóquei, tiro ao arco, natação, ténis, voleibol, xadrez, ténis de mesa, campismo e badminton', bem como natação, ciclismo e outros desportos - ou participar nas mais variadas actividades, desde andar de escorrega, aprender na prática as regras de trânsito ou até pintar, com a ajuda de Barata Moura, 'as paredes do nosso Pavilhão (sendo) um dos mais belos testemunhos desta memorável organização benfiquista'. Uma das principais atrações foi a construção de uma rampa de skate, um 'novo desporto oriundo da Califórnia' e que 'teve uma verdadeira explosão entre nós', com o primeiro Campeonato Nacional da modalidade disputado recentemente.
As diversões não terminavam por aqui, pois havia música, espectáculo de palhaços, lançamento de pombos, exibição de paraquedistas, 'tudo no intuito de contribuir com a sua parte para o Ano Internacional da Criança e não com o fim lucrativo, pois tudo o que irá surgir será gratuito e os 'stands' e firmas também não pagarão nada'. O festival desportivo, recreativo e cultural 'A Criança no Benfica' foi um êxito, tendo enchido a 'Luz de 'luz' porque luminoso é o sorriso da criança satisfeita'. As cair da noite, 'o cansaço começava a apossar-se das crianças que, aos poucos, iam regressando a casa, talvez já com vontade de se deitarem, mas, de certeza, bastante lhes foram proporcionados'.
Saiba mais sobre outros acontecimentos da história do Benfica na área 14 - Lisboa e Benfica, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!