Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Consagração do Rei


"Em 1 de Dezembro de 1992, Eusébio recebeu a sua merecida homenagem nacional

O ano de 1992 foi de homenagem a Eusébio, que celebrava 50 anos de vida. No dia do seu aniversário, 25 de Janeiro, foi inaugurada a sua estátua, no antigo Estádio da Luz, e que é ainda hoje um ponto de paragem obrigatória no atual estádio. Nesse mês, foi também alvo de outras distinções, como a Medalha de Honra da Cidade atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.
Durante esse ano, o Benfica organizou uma festa de consagração nacional ao 'maior futebolista português de todos os tempos e um dos melhores do mundo' e 'grande embaixador do Portugal desportivo', fixando-se a data para o histórico dia 1 de Dezembro, no Estádio da Luz.
O mau tempo não afastou o público, proporcionando 'um enorme carinho humano, tendo a festa sido como que o pretexto para um encontro de gerações'. Este memorável evento contou com vários momentos marcantes, entre os quais o 'mais significativo foi, sem dúvida, aquele em que o presidente condecorou o Rei'. Eusébio, visivelmente emocionado, recebeu das mãos do presidente Mário Soares e condecoração da Frã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que lhe havia sido atribuída em 21 de Janeiro e que 'é uma extraordinária distinção para quantos servem Portugal no estrangeiro'.
Neste 'dia mágico de um rei que o povo adora', juntaram-se antigas glórias do futebol mundial, com um jogo entre Portugal, que integrava Eusébio, e o Resto do Mundo, que contava com Bobby Charlton, Roger Milla, Kroll, entre outros. O Pantera Negra marcou um 'golo à anos 60', tendo controlado a bola com o peito e chutado o esférico por cima do histórico guarda-redes Albertosi. Quando chegou a altura de sair do campo, foi 'com a face carregada de lágrimas de emoção' que Eusébio deu a volta de honra ao estádio sob forte ovação do público. Foi o reconhecimento da carreira desportiva de um ídolo que ultrapassou fronteiras.
Saiba mais sobre Eusébio na área 24 - O 'Pantera Negra' e Outras Lendas, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!