Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de março de 2024

A crescente atenção à saúde mental no desporto: uma abordagem multidisciplinar


"Nos últimos tempos, tem-se verificado uma crescente consciencialização sobre a importância da saúde mental no desporto. Exemplo disso é a história de Richarlison, jogador do Tottenham e da Seleção Brasileira, que recentemente partilhou a sua luta contra a depressão. Em uma entrevista à ESPN, o atleta abriu o coração sobre os desafios enfrentados após a derrota do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, bem como problemas pessoais relacionados com o desvio de dinheiro por parte de seu empresário.
Este relato é particularmente significativo, não apenas pela coragem de Richarlison em partilhar a sua experiência, mas também por revelar a importância do acompanhamento psicológico no meio desportivo. O próprio jogador admitiu ter superado um preconceito inicial em relação à terapia psicológica, a qual, segundo ele, foi decisiva para a recuperação de seu bem-estar mental e físico.
Além do aspecto terapêutico, assiste-se a um interesse crescente por abordagens multidisciplinares na gestão da saúde dos atletas. Estas técnicas englobam não só o cuidado físico, mas também o mental, proporcionando um tratamento mais integral e personalizado. Estas práticas vão além da prevenção de lesões e melhoria do desempenho, visando também a longevidade da carreira desportiva.
Recentemente, o jornal "The Sun" destacou um método inovador adotado por vários jogadores, inclusive Emerson Royal, do Tottenham. Esta abordagem combina uma análise profunda das características familiares, culturais, sociais, educacionais e de saúde mental do atleta com testes genéticos para identificar predisposições e habilidades individuais. Paralelamente, realiza-se um acompanhamento nutricional e avaliações neurológicas, abarcando aspetos como concentração, tomada de decisões, memória e resiliência sob pressão.
Esta metodologia ilustra o potencial das técnicas multidisciplinares não apenas para melhorar a performance desportiva, mas também para proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos atletas, beneficiando não só os jogadores, mas também os empresários e clubes envolvidos.
A história de Richarlison é um lembrete poderoso de que o desporto, em toda a sua glória e pressão, é desempenhado por seres humanos, com suas complexidades e necessidades. A abertura para abordagens integrativas e a valorização da saúde mental como parte essencial da saúde integral dos atletas representam um avanço significativo no mundo desportivo, um passo para a criação de um ambiente mais saudável e sustentável para todos os profissionais do campo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!