Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O júri ainda não se decidiu sobre este Benfica


"«Senhoras e senhores, levantem-se por favor para o Meritíssimo Juiz.»
Imediatamente a sala toda se levanta, num respeito protocolar à entrada do juiz que preside ao julgamento do Benfica 2023/24. Um caso que se renova todos os anos, mas que atrai sempre a atenção de todo o país.
«Podem-se sentar», informa de forma pausada o magistrado, já com muitos anos disto. «Bom, depois de mais uma sessão ontem em Portimão, estão o acusado e demais partes de volta à comarca de Lisboa. Ao longo deste julgamento já foram apresentadas várias provas e evidências, pelo que hoje será dada a palavra aos senhores advogados de defesa e acusação. Peço aos prezados elementos do júri que oiçam com atenção e mantenham um espírito crítico porque a justiça em Portugal é muito famosa por ser rápida e temos um veredito a tomar. Tem a palavra o senhor advogado da acusação. Faça favor, doutor...»
«Muito obrigado Vossa Excelência. Prometo ser breve, na medida do possível, até porque parece-me que o caso deste ano é muito simples. E acredito que os prezados cidadãos que prestam o dever cívico de serem júri neste caso concordarão comigo. Vamos ao cerne da questão: O Benfica deste ano está mais fraco que o ano passado. E os sinais são preocupantes. Senão vejamos: é uma equipa que perdeu Grimaldo, Enzo e Gonçalo Ramos, três jogadores fundamentais do ano passado. O senhor treinador Roger Schmidt só anda a causar problemas no balneário com o que diz e com o que roda ou não roda os jogadores. As mulheres de Morato e David Neres reclamam, Vlachodimos deu um basta.
E agora tem o Benfica na baliza um guarda-redes que pode ter muito potencial, mas está claramente nervoso e pensem, caros jurados, que se aproxima só o FC Porto (e a seguir o Inter). Aursnes anda a rodar pelas laterais, em vez de estar no meio-campo. António Silva e Bah parece que pioraram e Kokcü não faz esquecer o mago argentino dos 120 milhões. O senhor treinador não se decide entre João Neves e Florentino. Também não parece saber lidar com a estrela intocável Di Maria, que já disse que não gosta de ser substituído (mesmo havendo um Neres no banco). E os reforços? Jurasek deu más sensações, Bernat não se estreia e Arthur Cabral parece completamente desfasado da realidade (e talvez com uns quilinhos a mais? Não quero especular numa sala de tribunal).
Este Benfica perdeu na 1ª jornada do campeonato, perdeu na 1ª jornada da Liga dos Campeões, leva sete golos sofridos em seis jornadas e ainda não teve um só jogo convincente fora de casa. Senhor Doutor Juiz, caras testemunhas, o veredito só pode ser um: 'este Benfica 23/24 não presta e não vai ser campeão. Ponham as emoções de lado, encarem a realidade que vos entra nos olhos e a decisão só pode ser uma: Buuhhhh! Abaixo este Benfica!»
«Silêncio! Ordem na sala!», grita o juiz, após a comoção geral, batendo repetidamente no martelo. «Tem agora a palavra o senhor advogado de defesa.»
«Muito obrigado, Vossa Excelência. Caros elementos do júri... já não é a primeira vez que defendo o arguido Benfica e pelo que reconheço das vossas caras também não é a primeira vez que se encontram nesse banco. E digam-me lá se não tiveram uma sensação de déjà vu ao ouvir o meu colega ainda agora mesmo? Não teremos todos nós já aprendido a lição? Continuaremos a ouvir estes velhos do Restelo que desconfiam de tudo e de todos? Que veem sinais negativos e do apocalipse em todo o lado? Ajudam o Benfica ao assobiar Trubin? Ao clamar por "Neres, Neres" aos ouvidos de Roger Schmidt? Ao resmungar e não cantar pelo Benfica no estádio? Peço-vos um favor...respirem fundo.
Este Benfica já venceu o FC Porto este ano, com uma exibição convincente na 2ª parte, ganhou cinco dos seis jogos do campeonato, esmagou o Vitória de Guimarães por 4-0 e só perdeu dois jogos porque ficou reduzido a dez elementos. Foram daquelas situações que acontecem uma em cada mil vezes! Trubin vai ser muito melhor que Vlachodimos, Aursnes joga bem em todo o lado, Kokcü vai continuar a crescer a cada jogo que passa e João Neves é uma delícia. Criticar Di Maria? Uma vedeta que regressou a "mi casa" e que já leva 5 golos esta época! Arthur Cabral precisa de tempo, mas entretanto há Musa! Prezados elementos do júri, Roger Schmidt deixou-vos ficar mal o ano passado? Rui Costa deixou-vos ficar mal o ano passado? Estes jogadores deixaram-vos ficar mal o ano passado? Calma! Confiança! Este Benfica tem muita qualidade e é o melhor grupo de jogadores em Portugal. E por isso, o veredito só pode ser um: "Sííííííííííí! Viva este Benfica!»
(Nova confusão na sala de audiências)
«Ordem na sala! Repito, ordem na sala! O público tem que se comportar na minha sala de audiência ou haverá julgamento à porta fechada! Bom, encerro as alegações dos senhores advogados e peço ao júri que se retire para refletir sobre a decisão a tomar. Se se mantiverem num impasse, encontramo-nos daqui a uns dias. Provavelmente após o jogo com o FC Porto.»
(As câmaras de TV viram-se para os repórteres)
«E como acabaram de acompanhar, caros telespectadores, bateu o juiz o martelo de madeira com imensa força, dando por encerrada mais uma sessão. A procissão segue no adro e temos informações que o júri ainda não tomou uma decisão. Continuaremos a acompanhar este julgamento com a máxima atenção, com atualizações de hora a hora. É tudo por aqui de momento, devolvemos a emissão à régie...»"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!