Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de março de 2023

O nosso favorito é o Benfica


"1. Hoje é dia de sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões. E estamos lá. Não se trata propriamente de uma imensa novidade. Na época passada aconteceu tal e qual a mesma coisa. Estivemos lá. Com maior precisão histórica, não há como não dizer que o Benfica vai marcar presença pela 20.ª vez neste patamar superior da mais fabulosa prova internacional de futebol. Não é para todos.

2. Talvez por se disputar todos os anos desde os finais da década de 50 do século passado, ao contrário, por exemplo, do Campeonato do Mundo de Futebol, que se joga apenas de quatro em quatro anos, talvez pelo sortilégio de ser uma prova entre clubes, os maiores emblemas da Europa, a Liga dos Campeões é o que é. O pote de ouro que todos, mas mesmo todos - adeptos, jogadores, técnicos - pretendem alcançar. O sorteio em Nyon ditará o próximo adversário do Benfica nesta campanha gloriosa que se iniciou em Agosto e que terminará em Maio na Turquia.

3. Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Milan, Inter, Nápoles e Chelsea são os nomes impressionantes que ombreiam com o Sport Lisboa e Benfica neste próximo passo em competição das competições. Por estes dias que antecederam a definição do quadro competitivo até Istambul não houve benfiquista que não se visse confrontado com o inquérito do momento. Qual seria o teu adversário favorito? Ora, nos não temos favoritos nenhuns porque o nosso favorito é o Benfica, ou não é?

4. Hoje também é dia de estreia do novo selecionador nacional, o espanhol Roberto Martinez, em sessão pública de convocatórias. A equipa de Portugal vai abalançar-se à fase de qualificação do Euro 2024, os primeiros jogos estão já á porta, e a imprensa vem noticiando que há um jogador luso-brasileiro que 'tem' de ser convocado rapidamente de modo a permitir ao seu clube vendê-lo a uma equipa de uma liga importante com o estatuto de comunitário.

5. É difícil aceitar que uma coisa destas possa acontecer - o selecionador 'obrigado' a selecionar em função de interesses alheios - mas, tratando-se da Federação Portuguesa de Futebol, vá lá saber-se se não é mesmo assim.

6. O Benfica foi poupado a 18 mil euros de multas que lhe tinham sido aplicadas por delito de opinião sobre uma série de arbitragens da época passada. As querelas entre o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e o Tribunal Arbitral do Desporto fazem já parte do anedotário do futebol português. E ninguém tem mão nisto.

7. Amanhã, na nossa casa, há jogo com o Vitória para o campeonato. E o nosso favorito é o Benfica."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!