Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de março de 2023

No dia 43465 como no primeiro: De muitos, um


"Primeiro do que tudo, parabéns, Sport Lisboa e Benfica.
Vou tratar-te por tu — mesmo tendo o maior respeito por ti, claro — porque tu és um dos nossos, porque tu és nós. É tão aconchegante ver-te assim tão crescido e acredita que tem sido um prazer enorme estar contigo nos últimos 40 anos. Mesmo quando não ganhávamos em campo, tu deste-me tanto. E se em algum momento sentires que precisas mais de mim e dos restantes benfiquistas, tens o meu número e é só dares um toque, OK?
Benfica, fazes anos e sinto que a festa será sempre pequena para tudo o que já nos deste e por tudo o que nos influencias. Um exemplo? O Benfica Independente. Mesmo sem querer, juntaste benfiquistas incríveis e graças a ti — e ao trabalho que fazemos no BI — sinto que aprendemos muito e tornamo-nos melhores pessoas.
No meu caso, graças a ti, passei a pensar e escrever sobre o Benfica. Sendo que prefiro sempre falar de ser benfiquista, de viver o benfiquismo — sem arrogância moral —, de contar histórias inspiradoras ou relembrar que somos resultado de todos. Raramente falo do passado ou de casos do presente porque há quem faça melhor, prefiro escrever sobre o futuro que desejo. O futuro que todos merecem.
Benfica, mereces um estádio sempre cheio. A ferver. Mereces sempre mais adeptos. E, nós, temos de fazer por isso. Por outro lado, não mereces casos e casinhos, processos e vitórias pífias. Mereces pavilhões cheios, vitórias gordas e orgulho nas tuas camisolas berrantes.
Isto devia ser óbvio, mas repito-o: fazer o Benfica depende de todos. Mesmo de todos. Temos de encher as Assembleias-Gerais, os pavilhões, os estádios, os cafés, os Marquês de Pombal de todos os países. E tudo isto depende de todos nós. Tanto sozinho como em família. Tal como há 43465 dias, temos de acreditar e lutar por este projeto comum. Temos de fazer diferente e valorizar a diferença. Temos de ser inovadores enquanto respeitamos a nossa história. Temos de viver o passado e ter os dois pés no futuro. Temos de continuar a sonhar um mundo utópico todos os dias porque tu és o mundo de muitos de nós. Benfica, és nosso e hás-de ser porque fazemos parte deste sonho tornado real.
Benfica, hoje fazes anos e, logo à noite, vamos celebrar como mereces. Obrigado por tudo, Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!