Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de novembro de 2022

5 vitórias dos encarnados sobre o FC Porto


"Desde que o Futebol Clube do Porto se tornou numa força dominante do futebol português, a sua rivalidade com o Sport Lisboa e Benfica viria a assumir contornos extra-futebol. Desde então, os jogos entre o Benfica e o FC Porto tornaram-se cada vez mais ricos em polémicas e conflitos que marcaram a história do futebol português pelas piores razões. Com isso, as cada vez mais raras vitórias do Benfica em casa do seu rival portuense tornaram-se feitos heroicos devido a várias circunstâncias em redor dos mesmos.
No último dia 21 de Outubro, o Benfica conquistou apenas a sua sexta vitória em casa do FC Porto para o campeonato nos últimos 45 anos. Como tal, irei aqui recordar cada uma das outras vitórias registadas neste período.

1. FC Porto 0-1 SL Benfica 1976/77 – Américo de Sá era presidente do FC Porto desde 1972, não tendo até ao momento conquistado qualquer troféu no futebol. Nesta temporada, o FC Porto iniciava uma nova era no futebol, com um tal de Jorge Nuno Pinto da Costa como Director Desportivo e com José Maria Pedroto de regresso ao comando técnico da equipa, depois de ter sido banido do clube em 1969. Na equipa, destacavam-se jogadores como António Oliveira e Otávio Machado, bem como a lenda do futebol peruano Teófilo Cubillas.
Já o Benfica, sob o comando técnico do inglês John Mortimore, realizara um dos piores arranques de época da sua história, com apenas uma vitória nas cinco primeiras jornadas e uma eliminação na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus pela mão do Dynamo Dresden da antiga Alemanha Oriental.
No entanto, após este mau arranque, a equipa começaria a carburar e nunca mais parou, tendo 22 vitórias e três empates nos jogos restantes do campeonato. No dia 16 de Janeiro de 1977, o Benfica venceria nas Antas por 1-0. O golo solitário da partida seria apontado por um jovem na altura com 17 anos chamado Fernando Chalana. O Benfica viria a sagrar-se tricampeão nacional, enquanto o FC Porto terminaria a época com a conquista da Taça de Portugal.

2. FC Porto 0-2 SL Benfica 1990/1991 – A rivalidade entre encarnados e azuis e brancos atingira o seu auge. Ambos os clubes disputavam o domínio do campeonato taco-a-taco numa rivalidade que se estendia muito além das quatro linhas. Nesta temporada, os rivais disputaram o campeonato desde o início, defrontando-se na 34.ª jornada nas Antas no dia 28 de Abril de 1991.
Com o Benfica na frente da classificação por um ponto, este jogo era o tudo ou nada para a equipa azul e branca, que então faria de tudo para ganhar o jogo, dentro e fora de campo. Ao chegar ao estádio, a equipa do Benfica não conseguiu entrar no balneário devido a um cheiro estranho que se fazia sentir, vindo-se forçada a equipar-se no túnel de acesso ao relvado. No relvado, o campo encontrava-se estranhamente ensopado e com as linhas redesenhadas de modo a reduzir as suas dimensões.
Já dentro de campo, o jogo foi muito amarrado tacticamente, com ambas as equipas a arriscar pouco e a procurar errar o mínimo possível. Até que aos 80 minutos, procurando explorar as linhas subidas da equipa azul e branca, substituiu Pacheco por César Brito. A substituição revelou-se como um golpe de génio, visto que o avançado português marcaria dois golos que dariam a vitória num jogo repleto de turbulências.
Os três pontos de vantagem viriam a tornar-se vitais para o Benfica conquistar o seu 29.º campeonato, enquanto o FC Porto conquistaria a Taça de Portugal.

3. FC Porto 0-2 SL Benfica 2005/2006 – Um clássico com um toque neerlandês. O Benfica, tinha acabado de quebrar o jejum de onze anos sem ganhar o campeonato; enquanto o FC Porto, orientado por Co Adriaanse, procurava retornar ao sucesso, depois de ter vivido a época mais turbulenta da sua história recente.
O Benfica apostaria em Ronald Koeman para suceder a Giovanni Trapattoni no comando técnico da equipa, e este realizou o pior arranque de campeonato da história do clube com um empate e duas derrotas nas três primeiras jornadas. No entanto, o Benfica viria a recuperar terreno na luta pelo título ao conquistar três vitórias consecutivas, tendo marcada uma visita ao Estádio do Dragão na sétima jornada.
A primeira parte ficaria marcada pela lesão do internacional italiano Fabrizio Miccoli, que o levaria a ser substituído pelo brasileiro Giovanni. Seria na segunda parte que o resultado se viria a desenrolar com Nuno Gomes a marcar os dois golos que viriam a ditar a primeira vitória do Benfica em solo azul e branco em 14 anos.
Apesar da vitória no Clássico, a equipa do Benfica não iria alguém do terceiro lugar no campeonato a doze pontos do título, enquanto o FC Porto terminou a época com a conquista da Dobradinha.

4. FC Porto 0-2 SL Benfica 2014/2015 – O Benfica vinha da melhor época da sua história recente. No entanto, esse sucesso também teria o seu preço, com o clube a vender vários jogadores no mercado, deixando o plantel depenado. Já o FC Porto veio de uma das piores épocas da sua história recente e com Julen Lopetegui no comando técnico da equipa, o FC Porto fez um forte investimento no plantel de modo a regressar aos títulos.
O Clássico no Estádio do Dragão estava marcado para a 13.ª jornada do campeonato, com o Benfica na liderança isolada com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, num campeonato que se via literalmente obrigado a ganhar depois da eliminação precoce das competições europeias.
Jogando em casa e tendo de correr atrás do prejuízo, a equipa do FC Porto procurou dominar e assumir o jogo desde o início. Adoptando uma estratégia mais conservadora e pragmática, a equipa orientada por Jorge Jesus foi muito inteligente a gerir os momentos do jogo e letal à frente da baliza. O avançado brasileiro Lima marcaria os dois golos do encontro, carimbando uma vitória se se revelou determinante para a conquista do campeonato do Benfica.

5. FC Porto 1-2 SL Benfica 2018/2019 – o Benfica iniciou o ano de 2019 com uma derrota por 2-0 no reduto do Portimonense SC. Este resultado deixou o Benfica a sete pontos da liderança e ditou o despedimento de Rui Vitória do comando técnico da equipa.
Com Bruno Lage a treinador, a equipa entrou num ciclo de vitórias, recuperando terreno da luta pelo título e aproveitando os deslizes do rival azul e branco, o Benfica ficaria a uma vitória da liderança quando ia defrontar o FC Porto no Estádio do Dragão no jogo a contar para a 24ª jornada da Primeira Liga no dia 2 de Março de 2019.
A equipa do FC Porto entrou melhor no jogo e o espanhol Adrián López inaugurou o marcador a meio da primeira parte, mas João Félix restabeleceu o empate poucos minutos depois, aproveitando uma falha na saída de bola da equipa da casa.
Com pouco mais de meia-hora por disputar, Rafa carimbou a reviravolta no marcador após uma boa combinação com Pizzi. Já no último quarto de hora, a equipa encarnada ver-se-ia em desvantagem numérica devido à expulsão de Gabriel, mas a equipa encarnada defendeu a sua baliza com unhas e dentes, conquistando três pontos decisivos para a conquista do seu 37.º campeonato."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!