Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Editorial


"1. O futebol é mágico porque tudo muda num segundo. O Benfica teve duas oportunidades claras para fazer o 5-1 quando encostou a Juventus às cordas na segunda parte. Em três minutos o jogo virou: a Juventus marcou dois golos e foi um credo na boca até ao final da partida, com o poste a negar o 5-3 a Rafa, e a Juventus a dispor de duas oportunidades para fazer o empate. O que encanta no futebol é este estado de alma em que tudo se altera de um golpe. Que jogo magnífico na Luz. Que noite europeia soberba, onde a Juventus escapou a uma goleada histórica. Que grande Benfica.

2. Um Benfica de dimensão europeia é uma realidade neste atual mandato. Despontou no ano passado com a presença nos quartos de final da Champions, eliminado pelo finalista Liverpool. Consolidou-se fortemente nesta época num grupo de apuramento onde ninguém apostava em que, à entrada para a última jornada, estivesse a disputar o 1.º lugar e com lugar garantido nos oitavos. Não são apenas os resultados. Não, é muito mais do que isso: é a forma como os pontos têm sido alcançados. Em nenhum momento diante de PSG ou Juventus, em Turim, Paris ou na Luz, o Benfica se apequenou, se escondeu ou abdicou dos seus princípios. Jogou sempre para ganhar, olhos nos olhos dos adversários, numa mentalidade de que já tínhamos saudades. Não vamos ganhar sempre. Isso, nunca ninguém ganha, faz parte do desporto. Mas a identidade está lá e torna muito mais provável vencer e orgulhar os nossos adeptos. Por agora, 20 jogos, 17 vitórias e 3 empates.

3. Já amanhã, mais um desafio: Chaves. Novo jogo do campeonato, por certo com casa cheia, depois de uma liderança reforçada no Dragão. Para uma liga que se quer internacionalizar, numa centralização de direitos que luta por trazer mais proveitos para os clubes, numa indústria que só pode crescer potenciando o valor do espectáculo, tivemos direito a receitas antigas e estafadas: antecipadas ameaças ao árbitro, insultos ao Benfica, a bacoca estratégia de insistir no nome de visitante, e um comportamento rufia depois da derrota. Lamentável. Esta não é a nossa visão de futuro e do que queremos para o futebol em Portugal."

Pedro Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!