Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Renúncias!


"A propósito da renúncia do jogador do SL Benfica Rafa à Seleções de Portugal , a juntar os muitos comentários da cartilha portista, deixamos aqui esta história que diz muito da hipocrisia desta gente sem escrúpulos.
Nos últimos dias de Setembro de 1979, o meio-ambiente no futebol português explodiu, devido à "guerra" surda Norte-Sul - que nessa altura começava a nascer - qual barril de pólvora a que o FC Porto ainda ateou mais lume.
A Seleção Nacional e Mário Wilson, seu treinador, foram alvos, e vítimas, de gravíssimo boicote portista.
O FC Porto, com Pedroto no comando técnico, Pinto da Costa na chefia do futebol e Américo de Sá na presidência, era bicampeão nacional e avançava com uma estratégia de fundo para dominar o poder quer na Seleção Nacional, quer no futebol português. A estratégia era a seguinte:
➡️ Conquista do poder nas estruturas do futebol nacional. Embora houvesse certeza de que a (péssima) Direção da FPF seria substituída daí a poucos dias, Pedroto (principal mentor da estratégia) e Pinto da Costa apostaram em demonstração de força: a pretexto de um confronto com o Milan uma semana depois para a Taça dos Campeões Europeus, proibiram os seus seis jogadores convocados para a Seleção Nacional – Fonseca, Gabriel, Murça, Frasco, Costa e Gomes – de irem ao jogo com a Espanha, em Vigo, particular,(data há meses marcada);
➡️ Triplo ataque: à Federação, ao Benfica e a Mário Wilson. Benfica e FC Porto já então estavam a ferro e fogo.A Federação iria escolher o treinador de um desses clubes para ser selecionador nacional;
E a explosão, na guerra provocada por Pedroto, estava detonada:
1° - porque Mário Wilson lhe sucedera à frente da Seleção e poderia ter êxito;
2° - porque lhe convinha fragilizar Wilson também como treinador do Benfica;
3° - porque a confrontação pessoal entre ambos vinha de largos anos antes, quando Pedroto foi treinador da Académica e afastou Wilson «capitão» da equipa.
Certo é isto: no boicote à Seleção, Pedroto não camuflou enorme desprezo pelo treinador rival:
«Wilson é um palhaço», disse na época, Pedroto.
O que queremos frisar é que em Campanhã, na mudança de comboio para autocarro rumo a Vigo, largas centenas de adeptos portistas em fúria, manipulados para torrencial chuva de insultos à Seleção Nacional, esperaram pela comitiva, em vez dos 6 elementos do FC Porto que estavam selecionados.
Afinal a falta de respeito pela Seleção Nacional e o falso patriotismo é de quem?
🔗 Fonte: Mário Wilson o "Velho Capitão"
📝 Autor: Carlos Rias
📖 Editora Prime Books"


PS: Outra estória que seria interessante recordar, é o afastamento do Eusébio da selecção, em que contexto, e por quem...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!