Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Quem quer ser treinador?


"Um convite desvendou o futuro de quatro ídolos benfiquistas

A história é feita de momentos, e, às vezes, um acontecimento inesperado pode mudar o seu curso. Foi o caso de Águas, Coluna, Costa Pereira e José Augusto, que viriam ao mesmo tempo a descobrir, ou, a afirmar, a vontade de um dia se tornarem treinadores.
Em 23 de Janeiro de 1962, os quatro campeões assistiam das bancadas do Campo do Campo Grande a uma sessão de treino das camadas jovens, orientada por Fernando Caiado, quando o 'dedicado e cumpridor adjunto-técnico teve uma ideia luminosa. Voltou-se para os 'ases' e, meio a sorrir, meio a sério, disse-lhes: - Porque é que um ou outro de vocês não experimenta dar aqui uma 'ajudinha'? Quem sabe se não há por aí quem tenha habilidade para ensinar?'. O primeiro a aceitar o desafio foi Águas, seguido pelos seus colegas de equipa, que assumiram a função de monitores.
Os dias tornaram-se semanas, durante as quais foram 'ensinando um pouco do muito que sabem aos jovens futebolistas, que lhes seguem as lições com interesse e o entusiasmo próprios de quem tem no 'mestre', mais do que um 'mestre', um ídolo cujas pegadas se gostaria de seguir...'.
Uma pergunta prevalecia: viriam um dia a abraçar a carreira de treinadores? Coluna foi o primeiro a responder, afirmando: 'Gosto, sim (da tarefa), e, com franqueza, parece-me que tenho jeito, sabe? (...) Em princípio, tenho essas ideias, mas não aqui, na Metrópole. Treinador, talvez sim, mas em Moçambique, para onde penso retirar-me, logo que deixe de jogar'.
Águas estava a dar uns toques na bola quando confessou: 'Isto de ensinar seduz-me, sabe? (...) Até há pouco, nunca pensara nisso. Agora, com o convite do Caiado para ensinar os miúdos, ganhei-lhe o gosto e, olhe, só não serei treinador se não puder!' A opinião era partilhada por José Augusto: 'Gosto de vencer as dificuldades e, por isso mesmo, por ser tão ingrata a missão do treinador, é que só não serei treinador se não puder. (...) Para já, penso frequentar um curso de treinadores, logo que a ideia me consinta. Depois, depois se verá'.
O primeiro a dar um passo na concretização desta ideia foi Costa Pereira, que se inscreveu 'no próximo curso de treinadores da Federação Portuguesa de Futebol', que teria início em Julho desse ano. Tal como os seus companheiros de equipa, assumiu que a carreira de treinador o seduzia.
A intenção tornar-se-ia real para os quatro jogadores. José Augusto viria, inclusive, a orientar a equipa principal de futebol do Benfica, em 1969/70. Saiba mais sobre os treinadores encarnados na área 25 - Mestres da Bola, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!