Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O que podem as águias esperar do sorteio da Taça da Liga?


"O sorteio da 16.ª edição da Taça da Liga decorreu no passado dia 23 de setembro, na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Serão disputadas 56 partidas, contando com 18 clubes da Primeira Liga e 16 da Segunda Liga, entre 18 de novembro de 2022 e 28 de janeiro de 2023. A final-four será realizada pela terceira vez consecutiva no Estádio Municipal de Leiria.
A sorte, por assim dizer, ditou que o SL Benfica ficasse integrado no grupo C, defrontando o CF Estrela da Amadora, o Moreirense FC e o FC Penafiel. Os encarnados foram a única equipa, dos “três grandes”, que apenas vai defrontar equipas da Segunda Liga nesta fase de grupos.
Falemos então agora sobre os jogos do grupo C. As águias começam por enfrentar o CF Estrela da Amadora, a 19 de novembro, no estádio José Gomes. As duas equipas vão defrontar-se pela 37.ª vez, a segunda a contar para esta competição. O histórico de vitórias é muito favorável ao SL Benfica, que conta com 28 triunfos sobre o adversário, seis empates e apenas duas derrotas. Para encontramos a última vez que os benfiquistas saíram derrotados temos de recuar até fevereiro de 2000, onde perderam por 3-0. A outra vitória do CF Estrela da Amadora foi em maio de 1998, por 2-0.
A última vez que estas duas equipas mediram forças foi em janeiro de 2021 num jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, tendo as águias vencido por 0-4. Para além das vitórias, a diferença de golos marcados também é bastante notória: 68 dos encarnados contra 20 dos tricolores. Face a todos estes dados, espera-se que o SL Benfica entre a vencer na competição.
Na segunda jornada, realizada a 24 de novembro, o Estádio da Luz vai receber o FC Penafiel, no 31.º encontro entre os dois clubes. Dos restantes 30, os encarnados saíram vitoriosos em 21, empatados em seis e derrotados em apenas três. Além disso, a diferença de golos é colossal: 71 marcados para o lado das águias contra apenas 11 sofridos.
Estes dois adversários já não se defrontam desde 2014/15, quando o FC Penafiel esteva na Primeira Liga. Ainda assim, na jornada 32 dessa temporada, os penafidelenses saíram da Catedral com quatro golos sofridos e nenhum marcado. Depois da confusão que houve no sorteio da Taça de Portugal, em 2014, que ditou o confronto entre estas equipas, os adeptos benfiquistas esperam agora que a turma da Luz consiga ter seis pontos na segunda jornada da fase de grupos.
Por fim, a terceira jornada, que decorrerá a 28 de novembro, terá o Moreirense FC e o SL Benfica como rivais. As águias jogam novamente fora, contra uma ex-equipa de Primeira Liga. Ainda na época passada se defrontaram pela 31.ª vez, na 18.ª jornada da Liga portuguesa, onde os cónegos conseguiram o sexto empate da história do clube frente aos encarnados. O SL Benfica, que já não perde com o Moreirense FC desde 2018, vai tentar conseguir mais três pontos, naquela que poderá ser a 23.ª vitória da equipa.
Apesar de as águias terem mais 44 golos marcados do que os cónegos (70 contra 26), a verdade é que, dos três jogos, este será possivelmente o mais difícil. Não é em vão que o Moreirense FC tem uma Taça da Liga no palmarés, conquistada em 2016/17, frente ao SC Braga. Todos os jogos são diferentes e, por isso mesmo, todos podem ser surpreendentes. Muitas vezes, os dados dos confrontos são postos de lado, quando alguma das equipas decide surpreender o adversário dado como vitorioso à partida. Resta agora saber se isto irá acontecer ou se o SL Benfica conseguirá seguir em frente na competição, tal como é esperado pelos adeptos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!