Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Uma dose de Reinier para o refluxo ofensivo | SL Benfica


"Gostarias De O Ver Na Luz?

Reinier está a ser apontado ao Sport Lisboa e Benfica. Jogadores rumorados como estando a caminho das águias não constitui novidade, mas este é um dos rumores mais pujantes dos últimos dias e o negócio pode mesmo fazer-se. Ainda não se conhecem os moldes, mas o brasileiro de 20 anos deve mesmo estar a meros dias de se apresentar aos trabalhos dos encarnados.
A questão “é um bom negócio?” tem provocado cisões nas discussões internáuticas. E a resposta não será consensual até o jogador chegar (chegando) e mostrar ou não o seu valor e a sua utilidade. A priori é difícil definir a valia do negócio, desde logo por não se conhecerem os trâmites do mesmo.
Um empréstimo simples, sem opção de compra, faz do SL Benfica uma barriga de aluguer do Real Madrid CF, papel a que os encarnados não se devem prestar, na minha opinião.
Jogadores por empréstimo poderão fazer sentido quando se tratam de futebolistas da valia de, por exemplo, Pablo Sarabia – um jogador de outra forma inalcançável para os clubes portugueses. Reinier tem muita qualidade em bruto, mas não justifica uma aposta sem possibilidade de continuidade.
Por outro lado, após o empréstimo ao Borussia Dortmund não ter sido o mais convincente, avançar já em definitivo pelo ex-CR Flamengo pode ser um risco demasiado grande.
O ideal será mesmo um empréstimo (um ou dois anos) e cláusula opcional de compra, cifrada em valores que não ultrapassem os 10/12 milhões de euros. Nestes moldes, poderá começar a fazer sentido a chegada do jovem lançado em 2019 no clube carioca por Jorge Jesus. Não são só os moldes do negócio, contudo, que causam dúvidas.
Outra das questões mais prementes é a posição para que seria contratado Reinier Jesus Carvalho. Tudo indica que seria para “10”, mas sobejam dúvidas em relação à capacidade de Reinier, ainda por afirmar o seu valor na Europa, para ser uma das peças mais fulcrais do xadrez de Roger Schmidt.
Por outro lado, para ala/extremo poderá ser um jogador condenado à condição de suplente, o que não deverá agradar nem ao jogador, nem aos clubes. Será, tudo indica, mesmo para “10”. Assumindo – o que ainda não assumo – que Reinier até se dá bem na posição, surge outra questão.
Não virá o brasileiro travar o crescimento na equipa principal de um jovem da formação? Neste caso, não me parece. Há vários jovens a clamar oportunidades, mas nenhum com características para ser o criativo do meio-campo encarnado. É, indubitavelmente, uma posição a reforçar para o presente e futuro.
Para o futuro, poderá mesmo fazer sentido Reinier. Para o presente… talvez sim, talvez não. Todavia, tendo em conta a qualidade em bruto do jogador e fazendo-se o negócio nos moldes corretos, não sou totalmente oponível à chegada do brasileiro. Há, no entanto, melhores opções no mercado. Resta saber se ao alcance das águias."

3 comentários:

  1. portanto temos o gonçalo ramos que joga na mesma posição segundo avançado.
    temos o martim neto e o paulo bernardo que são dez, posição que o jogador viria jogar.
    e depois temos idiotas que afirmam que ele não vinha tapar ninguém da formação.

    este são aqueles que percebem tanto de futebol que acham que o gonçalo é ponta de lança e que o bernardo e o martim são 8.

    ResponderEliminar
  2. Martim Neto é bom jogador mas é 1....uma opção somente....Gonçalo Ramos é um segundo avançado, não é um criativo.
    O Paulo Bernardo é um 8, nunca na vida será um 10 não é um jogador particularmente criativo, é um jogador bastante bom para jogar como 8 ou como duplo pivot, não é nem será um bom 10, tal como o João Mário que apesar de ter um pouco mais de criatividade não deixa de ser um 8.
    Numa tatica de 3 médios João Mário e o Paulo Bernardo a jogar como interiores, excelente a eficácia e qualidade de passe estarão sempre presentes, mas dependerás sempre dos extremos para haver a criatividade na equipa, neste caso Neres e Rafa (ou Horta) e na frente por exemplo o Ramos ou o Henrique porque são jogadores que sabem ler o jogo, que sabem baixar ao apoio e dar-se à marcação para criar espaços.
    Num 4-2-3-1 para alem da dupla de meio campo ter de ser super rotativa, o nº10 tem de ter visão de jogo qualidade de passe e acima de tudo criatividade tem de ser um jogador tipo Aimar, e aqui sim o Reinier encaixa perfeitamente, leitura de jogo, qualidade de passe, descaramento no 1v1, criatividade e capacidade de jogar em qualquer posição da frente com qualidade.
    Não esquecer que o Reinier tem talvez o triplo de jogos ao mais alto nivel que qualquer um dos nomes que referiste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o gonçalo ramos é um segundo avançado, o reinier idem por isso não vejo onde é que esta a lógica.

      o bernardo não é um 8, sempre foi um dez, se é um dez que precisamos isso é outra coisa.

      num esquema de 433, quer o joão mario quer o bernardo podem ser um dos medios interiores, quer esquerdo quer direito.
      num esquema 4231 nenhum deles pode ser um dos dois medios defensivos só podem atuar numa posição que é o dez.

      e o roger tem atuado em 4231 e para já o que se viu confirma isso agora se os dois servem para essa posição isso é outra conversa.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!