Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de junho de 2022

Campeonatos há muitos


"Daquilo que li e ouvi sobre o assunto, a questão da atribuição dos títulos relativos ao antigo Campeonato de Portugal parece-me óbvia: como prova antecessora da Taça de Portugal, com idêntico formato e com idêntico troféu, esses títulos devem ser somados ao palmarés da competição que imediatamente lhes sucedeu. Qualquer decisão que vier a ser tomada noutro sentido estará a subverter a História.
Não é a única prova a ter mudado de nome. O próprio Campeonato Nacional já se designou Primeira Divisão, Primeira Liga, Superliga, ou simplesmente Liga, sem contar com os sufixos comprados pelos patrocinadores.
Era aquela a prova mais importante da altura? Não duvido, tal como o era a Taça de Inglaterra, que antecedeu em cerca de 15 anos o Campeonato Inglês. Nem por isso os vencedores desse período se intitulam campeões de uma competição que ainda não existia.
Chamava-se 'Campeonato'? É verdade, mas se formos pelo caminho da semântica, o União de Paredes acabou de vencer o Campeonato de Portugal de 2022.
Já apelidar de 'experimentais' as Ligas disputadas entre 1934 e 1938 não foi mais do que uma das muitas fantasias do ex-presidente do Sporting.
Com a soma, o Benfica perde uma Taça de Portugal na correlação com os rivais (mais três para nós, mais quatro para cada um deles). Paciência. Há que ganhar a próxima para repor a diferença.
O que não se percebe é que a Federação tenha agendado uma Assembleia Geral para tratar deste tema. Há assuntos mais importantes e urgentes no futebol português, e os votantes, para além da pouca credibilidade que merecem, são, em alguns casos, parte interessada."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!